Meta anuncia Meta AI, um ChatGPT integrado ao WhatsApp e Instagram

Chatbot com inteligência artificial generativa permitirá que usuários peçam ajuda ou criem imagens sem sair dos apps da Meta

Lucas Lima
Por
Homem em palco e telão ao fundo
Mark Zuckberberg apresenta Meta AI (Imagem: Reprodução/Meta)

Direto de Menlo Park, EUA — Durante o Meta Connect 2023, realizado nesta quarta-feira (27), a Meta apresentou o Meta AI, seu concorrente para o ChatGPT e o Google Bard que será integrado ao WhatsApp e ao Instagram. A ferramenta, ainda em fase beta, é baseada no Llama 2 e por enquanto ficará disponível só nos EUA.

O Meta IA terá um aplicativo próprio, mas o trunfo é levar a IA generativa para um dos aplicativos com a maior base de usuários do mundo: Instagram e WhatsApp. As pessoas poderão perguntar ou pedir ajuda para a IA sem sair de uma conversa.

A plataforma também terá “personalidades” para ajudar com tarefas específicas. Em um dos exemplos apresentados no Meta Connect foi a da escolha de fantasias para o Halloween. Além de conversar com a persona, o usuário também verá as expressões faciais geradas em tempo real, com base na troca de mensagens.

Outro exemplo mais icônico foi uma persona do Snoop Dogg como um mestre de RPG de mesa. Outros rostos conhecidos participam da iniciativa, como:

  • Kendall Jenner
  • MrBeast
  • Naomi Osaka
  • Paris Hilton
  • Snoop Dogg
  • Tom Brady

Emu é a IA generativa de imagens da Meta

Na keynote, a Meta também anunciou o Emu, uma IA generativa para imagens que estará disponível nos apps da empresa. Assim como Dall-E, a ferramenta aceitará entradas de texto para gerar uma imagem. Segundo Mark Zuckerberg, a Emu gerará imagens em 5 segundos.

A IA também ajudará a gerar filtros e stickers para o Instagram e WhatsApp baseado no texto inserido. No palco, Mark Zuckerberg mostrou a estilização de algumas fotos normais com ajuda da IA. Serão dois recursos que usam inteligência artificial para editar fotos: “Restyle” e “Backdrop”.

O primeiro, Restyle, mudará a imagem como um todo, baseado no input do usuário. O segundo, como o nome sugere, muda apenas o fundo, usando o reconhecimento de objetos e pessoas.

Ferramentas de edição de IA da Meta
Ferramentas de edição de IA da Meta (Imagem: Divulgação/Meta)

O Meta AI também está integrado ao Meta Quest 3 e aos smart glasses Ray-Ban Meta.

Lucas Lima viajou aos Estados Unidos a convite da Meta.

Receba mais sobre Meta AI na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados