O aviso “Aguardando mensagem” no WhatsApp costuma aparecer ao conectar um novo dispositivo à sua conta do mensageiro, e indica que há novas mensagens a caminho.

Em alguns casos, o mensageiro diz também que o processo pode demorar um pouco, e isso acontece por conta da criptografia de ponta a ponta.

A seguir, o Tecnoblog explica em detalhes o que significa esse aviso, em quais situações ele chega até você e como agilizar o carregamento de mensagens no WhatsApp.

O que significa o aviso “Aguardando mensagem” no WhatsApp?

O aviso “Aguardando mensagem” significa que o carregamento do conteúdo das mensagens está em andamento pelo WhatsApp. Isso acontece porque o aplicativo usa criptografia de ponta a ponta para proteger conversas individuais ou em grupo.

A sincronização completa da criptografia de ponta a ponta do WhatsApp apenas ocorre quando o remetente e o destinatário estão online. Assim, o app permite que os usuários “em cada ponta” visualizem as mensagens sem possíveis interceptações.

Por que recebi o aviso “Aguardando mensagem” no WhatsApp?

O alerta “Aguardando mensagem” do WhatsApp costuma ser exibido em diferentes ocasiões. É comum ver o aviso se você reinstalou o WhatsApp ou acabou de conectar outro dispositivo à sua conta, pois o app precisa sincronizar as mensagens novamente.

A notificação também pode indicar que você ou a outra pessoa estão usando uma versão desatualizada do mensageiro. Para mais, o aviso pode surgir quando o remetente ou destinatário estão offline no momento do envio ou da entrega.

Como acelerar o carregamento de mensagens no WhatsApp?

Algumas ações podem ajudar a acelerar o processo para ver as mensagens não carregadas no WhatsApp. Por exemplo:

  • Atualize o WhatsApp: atualizar o aplicativo via Google Play Store do Android ou App Store do iPhone pode tornar o processo de carregamento mais rápido para o remetente e o destinatário;
  • Use o celular principal: caso esteja usando um dispositivo conectado, como o WhatsApp Web, você pode abrir o WhatsApp no celular principal para acelerar o carregamento;
  • Contato offline: em alguns casos, o remetente estar offline pode atrasar a descriptografia das mensagens. Peça para a pessoa verificar o WhatsApp novamente.

O que fazer se o WhatsApp não entrega mensagens?

Há algumas ações que podem ser feitas caso o WhatsApp não esteja entregando as mensagens enviadas por você. Veja os possíveis problemas e soluções:

  • Problemas de conexão: verifique se o dispositivo está usando uma conexão com a internet com sinal estável. Teste usar redes Wi-Fi e móvel para analisar o problema;
  • Aplicativo desatualizado: você pode atualizar o aplicativo do WhatsApp para obter a versão mais recente do mensageiro e evitar problemas de envio;
  • Sistema operacional desatualizado: confira se o dispositivo, seja Android ou iPhone, tem a versão mais recente do sistema operacional;
  • Cuidados com o celular e dados: reiniciar o dispositivo ou limpar o cache do app ajuda a resolver problemas temporários e excluir dados corrompidos que atrapalham o uso;
  • Número incorreto do contato: é recomendado verificar o número cadastrado no WhatsApp caso esteja enviando mensagens pela primeira vez para o contato;
  • Contato bloqueado: você pode ter sido bloqueado no WhatsApp e, por isso, as mensagens não estão chegando ao destinatário.

Relacionados

Escrito por

Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.