Robô LuzIA para WhatsApp passa de 2 milhões de usuários no Brasil

Inteligência artificial responde a perguntas, gera imagens com base em pedidos e transcreve mensagens de áudio; chatbot funciona pelo WhatsApp e Telegram

Giovanni Santa Rosa
Por
LuzIA no WhatsApp
LuzIA no WhatsApp (Imagem: Reprodução/LuzIA)

A inteligência artificial LuzIA foi lançada em julho no Brasil e já alcançou uma marca expressiva: mais de 2 milhões de usuários. Tal número coloca o país como o que mais interage com o chatbot no WhatsApp e no Telegram. Até o momento, mais de 200 mil áudios já foram transcritos por ela, e mais de 42 milhões de perguntas foram respondidas.

Segundo os dados coletados pela plataforma, entre 19 de julho e 6 de agosto, mais de 42 milhões de perguntas foram enviadas por brasileiros à LuzIA. Além disso, ela gerou mais de 700 mil imagens.

Um dos recursos mais interessantes da IA é transcrever áudios. Todo mundo já deve ter passado pela situação de receber uma mensagem de voz quando não tinha como ouvir.

Até 6 de agosto, mais de 200 mil áudios foram encaminhados para a LuzIA. Segundo a empresa, isso dá quase 7 milhões de segundos ou 80 dias ininterruptos de mensagens de voz.

“Nós já estávamos otimistas com o anúncio para o Brasil porque sabemos o quanto o WhatsApp é popular por aqui, mas superou nossas expectativas”, diz Alvaro Higes, criador e CEO da LuzIA.

São Paulo lidera em número de usuários da LuzIA

A empresa criadora da LuzIA também divulgou os DDDs que mais entram em contato com a assistente, o que dá uma ideia da distribuição geográfica dos usuários.

  • 11 (Região Metropolitana de São Paulo): 260 mil usuários
  • 21 (Região Metropolitana do Rio de Janeiro): 130 mil usuários
  • 31 (Região Metropolitana de Belo Horizonte): 75 mil usuários
  • 19 (Região de Campinas): 57 mil usuários
  • 51 (Região Metropolitana de Porto Alegre): 52 mil usuários

LuzIA não tem cadastro e funciona pelo WhatsApp ou Telegram

A LuzIA é uma ferramenta que usa inteligência artificial para responder a perguntas, transcrever áudios e gerar imagens. Ela tem como base GPT-3.5 e Whisper, da OpenAI, e Stable Diffusion, da Stability AI. Criada na Espanha, ela está disponível em mais de 40 países.

Seu grande diferencial é funcionar por aplicativos de mensagem. Basta salvar o contato do chatbot e fazer as solicitações por WhatsApp ou Telegram. As respostas vêm por lá mesmo, sem a necessidade de acessar um site ou instalar um app.

Além disso, como algumas operadoras oferecem WhatsApp ilimitado, dá para usar a LuzIA sem gastar dados da franquia.

Para acessar a inteligência artificial, basta enviar uma mensagem para (11) 97255-3036 via WhatsApp ou Telegram, ou acessar o site da IA e escolher a plataforma desejada. Não existe cadastro, e os dados são tratados de forma anônima.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados