Chatbot Luzia ganha previsão do tempo e novo visual

Ferramenta conversa com usuários do WhatsApp e do Telegram. Mais de 15 milhões de pessoas já interagiram com Luzia, segundo empresa responsável.

Thássius Veloso
Por
LuzIA no WhatsApp
LuzIA no WhatsApp (Imagem: Reprodução/LuzIA)

Os brasileiros adeptos do chatbot Luzia passam a contar nesta semana com o serviço de previsão do tempo em português. A ferramenta de inteligência artificial, que está disponível no WhatsApp e no Telegram, tornou-se capaz de responder a perguntas sobre as condições climáticas. Seu uso é gratuito.

“Qual a previsão do tempo em Nova York?” e “Vai chover em São Paulo hoje?” são exemplos de perguntas que a Luzia é capaz de responder a partir de agora. Ela informa a previsão do tempo, a temperatura, o índice de umidade e a velocidade do vento, de acordo com imagens divulgadas pela empresa responsável. Os dados são fornecidos pelo Google.

Print de conversa no WhatsApp com previsão do tempo
Luzia informa previsão do tempo (Imagem: Divulgação/Luzia)

15,5 milhões de acessos

O chatbot está no Brasil desde julho com a promessa de turbinar os aplicativos de mensagens. Na ocasião, o CEO Álvaro Higes conversou com o Tecnoblog e destacou a capacidade de transcrever áudios recebidos no WhatsApp. Além da praticidade, o recurso também tem o potencial de trazer mais qualidade de via para pessoas com deficiência auditiva.

Não custa lembrar: o WhatsApp testa uma função nativa para transcrever áudio. Ela já apareceu para alguns usuários, depois sumiu, e permanece sem ser anunciada oficialmente.

Luzia também tem IA generativa de imagens. O usuário deve mandar uma mensagem que comece com o comando “imagina” seguido do que deve estar na ilustração, num funcionamento similar ao Dall-E, entre outros que se tornaram referência neste campo.

No mundo inteiro, Luzia teve mais de 15,5 milhões de acessos ao longo de sete meses.

Novo visual

Os criadores de Luzia aproveitam a onda de novos recursos para atualizar o visual da “mascote”. “A mudança reforça o compromisso da empresa em tornar a inteligência artificial mais acessível, fácil de usar e, assim, diminuir o abismo tecnológico entre as pessoas”, diz a empresa em nota. O nome também passou por uma discreta troca: de “LuzIA” (com enfoque na sigla de inteligência artificial) para “Luzia”.

Talvez um dos principais apelos de Luzia seja o funcionamento dentro do WhatsApp. A própria empresa destaca que seu uso não consome franquia de internet caso o plano de telefonia inclua WhatsApp ilimitado. Para acioná-la, basta mandar mensagem para o seguinte número: (11) 97255-3036.

Relacionados