Google libera chatbot do Gemini no Android

Ferramenta de inteligência artificial pode ser acessada pelo aplicativo Google Mensagens. Anúncio foi feito na MWC 2024.

Felipe Freitas
Por
Marca do Gemini em cores claras, num fundo azul
Gemini estreia chatbot no Messagens para Android, mas só está disponível em inglês e em alguns países (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google anunciou durante a feira Mobile World Congress 2024 o lançamento do chatbot do Gemini para o seu app Mensagens. Dentro deste aplicativo, a IA generativa do Google funciona de modo idêntico a sua versão web e do seu app dedicado. O chatbot do Gemini, que será disponibilizado para alguns países nos próximos dias, só terá os idiomas inglês e francês (esse idioma apenas no Canadá).

O lançamento do chatbot do Gemini no Google Mensagens ainda está em fase beta. Caso você tenha acesso ao recurso, não se espante com possíveis bugs. O que difere usar o Gemini no Mensagens de usar no app? Bem, pelo que foi apresentado pelo Google, a diferença é não precisar mudar de aplicativo.

Apesar de uma novidade interessante, o recurso não deve fazer muito sucesso no Brasil — isso, é claro, se o Google lançá-lo por aqui. Como o WhatsApp é o principal app de comunicação dos brasileiros, é pouco provável que alguém abra o Google Mensagens se não for para apagar SMS de propagandas ou tentativas de golpes. Aqui a receita é óbvia, o Gemini poderia se popularizar no Brasil se o Google criasse um chatbot da IA para o WhatsApp.

Google mantém recomendações ao usar Gemini no Mensagens

Google mostrou funcionamento do chatbot do Gemini em seu site oficial (Imagem: Divulgação/Google)
Google mostrou funcionamento do chatbot do Gemini em seu site oficial (Imagem: Divulgação/Google)

Como mostrou o Google em seu site, ao abrir o Mensagens, o usuário verá o aviso de que o Gemini pode responder informações imprecisas e que é necessário checar as respostas.

Através do chatbot, o usuário poderá pesquisar receitas, outros assuntos de interesse, pedir ajuda com textos (ou piadas como mostra o exemplo na imagem) ou apenas jogar conversa fiada com a IA.

Vendo o exemplo do Google e a “proposta” de evitar trocar de apps, fica claro que o chat do Gemini no Mensagens será útil para correção de textos nas conversas do aplicativo. Novamente, como o WhatsApp reina no Brasil, aqui a vantagem fica para os novos Galaxy S24 e a Galaxy AI. A IA da Samsung pode ser ativada selecionando um texto no app, sem precisar abrir o app do ChatGPT ou Gemini.

Com informações: Engadget

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados