Projeto brasileiro é finalista de concurso no SXSW 2024

Tradutor simultâneo de língua de sinais desenvolvido em Recife disputa premiação na categoria inteligência artificial

Felipe Freitas
Por
Projeto criado por instituto brasileiro faz tradução em tempo real da Língua Brasileira de Sinais (Imagem: Divulgação/CESAR)

O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), um centro de inovação sem fins lucrativos, chegou à final da premiação de Inteligência Artificial da SXSW 2024 — um dos principais eventos de inovação, cultura tech e mídia do mundo. Em parceria com a Lenovo, o CESAR desenvolveu um tradutor simultâneo de LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais. Neste ano, o SXSW (sigla para South by Southwest) será realizado entre 8 e 16 de março.

A tecnologia do tradutor simultâneo do CESAR identifica e contextualiza os gestos da língua de sinais. Com isso, pode traduzir o que foi comunicado pela pessoa e entregar o conteúdo em texto ou em áudio. Tudo em português, claro, já que LIBRAS é uma língua de sinais do país. Cada nação conta com sua própria língua gestual.

Projeto teve 5 anos de desenvolvimento

Desenvolvimento da tecnologia demorou cinco anos e teve apoio da Lenovo (Imagem: Divulgação/CESAR)
Desenvolvimento da tecnologia demorou cinco anos e teve apoio da Lenovo (Imagem: Divulgação/CESAR)

Como explicou o CESAR no comunicado à imprensa, o desenvolvimento do tradutor simultâneo da língua de sinais levou cinco anos. A Lenovo, fabricante chinesa de eletrônicos, foi uma das parceiras do projeto e injetou US$ 4 milhões (R$ 19 milhões) na sua criação. A tecnologia desenvolvida pelo CESAR é o único case latino-americano a chegar na fase final das premiações do SXSW 2024.

A Lenovo e o CESAR esperam lançar a tecnologia neste semestre. O tradutor simultâneo de LIBRAS não será exclusivo dos dispositivos Lenovo. O Tecnoblog apurou que a empresa deseja licenciar o tradutor para outras marcas

Estamos muito felizes pelo reconhecimento deste projeto, que tem um papel tão especial para a inclusão de pessoas com deficiência. Nosso objetivo sempre foi trazer inovação de ponta para nossos parceiros e contribuir significativamente para a aprimoração e inovação de produtos e serviços, por meio do uso da tecnologia.

Eduardo Peixoto, CEO do CESAR.

Tecnologia é mais uma a ampliar acessibilidade

O projeto do CESAR é mais uma tecnologia voltada para aumentar a acessibilidade para brasileiros que dependem da LIBRAS para se comunicar. Segundo o último censo do IBGE, 5% da população do Brasil possui alguma deficiência, sendo que 2,7 milhões possuem surdez profunda.

Para quem ficou interessado em outros recursos voltado para o aprendizado da LIBRAS, apps como Hand Talk ou a página do dicionário da LIBRAS, desenvolvido pelo INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos) podem ajudá-lo a aprender gestos para o dia a dia.

Receba mais sobre Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados