Vem aí a IA do iPhone? Apple confirma WWDC 2024 em 10 de junho

Apple confirmou início do WWDC 2024 para 10 de junho e pode revelar IA no iPhone. Evento é vitrine da Apple para novidades nos seus sistemas operacionais

Felipe Freitas
Por
Arte oficial do WWDC 2024, que será realizado do dia 10 a 14 de junho (Imagem: Divulgação/Apple)

A Apple anunciou nesta terça-feira (26) que realizará o WWDC 2024 entre 10 e 14 de junho. O evento anual é usado pela big tech para revelar novidades em seus serviços, sistemas operacionais e, em alguns casos, novos produtos. Por sempre divulgar informações sobre o iOS no WWDC, é esperado que a Apple apresente no evento o uso de IA generativa no iOS 18.

Como noticiado regularmente nas últimas semanas, seja com falas oficiais de Tim Cook ou com fontes anônimas, a Apple está investindo no desenvolvimento de uma inteligência artificial generativa para o iPhone. O anúncio oficial do WWDC 2024 agora joga a atenção (e a expectativa) sobre IA no iOS e iPhones para o mês de junho.

Google ou OpenAI no iPhone?

Na abertura do evento será revelado — provavelmente — se a Apple usará o Gemini ou GPT-4 como modelo de linguagem para a sua IA. Na semana passada, Mark Gurman, jornalista da Bloomberg especialista em cobertura da Apple, revelou que a big tech foi atrás do Google e da OpenAI para utilizar a tecnologia de inteligência artificial dessas empresas.

O cenário parece indicar que a Apple está mais próxima de assinar com o Google, levando assim o Gemini para iOS 18. Já na China, a criadora do iPhone deve usar a IA do Baidu, já que as inteligências artificiais do Google e da OpenAI não podem operar no país.

Ícone do iOS
iOS 18 deve ter grandes novidades reveladas durante o WWDC 2024 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Além do iOS 18, a Apple também apresentará novidades para os seus outros sistemas operacionais. iPadOS, macOS, watchOS, tvOS e o calouro visionOS terão seus espaços durante do WWDC 2024.

Depois do iOS, o visionOS deve ser o segundo tópico mais aguardado do evento. O sistema operacional do Apple Vision Pro, headset VR da Apple, deve ter novos recursos apresentados no WWDC 2024.

Relembrando, boa parte dos apps do headset são versões adaptadas de aplicativos do iOS. Outra reclamação é que, mesmo com uma boa base de conteúdos compatíveis em RV, YouTube e Netflix não lançaram apps dedicados para o Vision Pro.

Na parte de hardware, é provável que a Apple apresente alguma nova versão de Macbooks e dois novos modelos de AirPods e um novo AirPod Max.

Com informações: The Verge

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados