Apple pode revelar gerenciador de senhas para iPhone e Mac na WWDC 2024

Gerenciador de senhas da Apple deve ser chamado de Passwords e pode fazer frente a ferramentas como 1Password e LastPass

Emerson Alecrim
Por
Crie uma senha forte para evitar força bruta (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Apple pode revelar gerenciador de senhas para iPhone e Mac na WWDC 2024 (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A WWDC 2024 começa na próxima segunda-feira (10). Entre os anúncios da Apple que podemos esperar no evento está um gerenciador de senhas nativo para iPhone, iPad e Mac. Se os rumores estiverem certos, a novidade terá um nome autoexplicativo: Passwords.

Já é possível controlar senhas no ecossistema da Apple por meio do iCloud. Mas, se o Passwords for confirmado, ele virá para ser uma solução mais completa de gerenciamento de senhas, algo que pode fazer frente a serviços como 1Password, LastPass e Bitwarden.

Como tal, podemos esperar que o Passwords seja capaz de gerar senhas fortes (que são extensas e combinam letras, números e caracteres especiais), aplicá-las em telas de login automaticamente e fazer sincronização das combinações entre dispositivos diferentes, por exemplo.

Fala-se também que a ferramenta será capaz de importar combinações armazenadas em outros gerenciadores de senha, ainda que não se saiba exatamente como isso será realizado. As senhas poderão ainda ser classificadas em categorias, como “Redes sociais” e “Streaming”.

A ferramenta também deverá ser capaz de substituir o preenchimento manual de senhas pelo Face ID ou pelo Touch ID, quando isso for cabível.

Em resumo, tudo aponta que o Passwords ficará devendo pouco ou nada a gerenciadores de senhas já consagrados no mercado. Vai ser interessante observar como esses serviços reagirão, caso a solução da Apple seja confirmada.

iPhone 12 Pro Max (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
iPhone 12 Pro Max (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

O Passwords será gratuito?

Aparentemente, sim. A novidade pode ser apresentada com um dos atributos dos sistemas operacionais iOS 18, iPadOS 18 e MacOS 15, todos previstos para serem apresentados na WWDC 2024. Também há previsão de que o Passwords funcione de alguma forma com o Apple Vision Pro e até em PCs com Windows.

O que há de verdadeiro em toda essa história só descobriremos na próxima semana. Mas, como as informações sobre o Passwords vieram de Mark Gurman, na Bloomberg, há boas chances de os rumores serem reais. Afinal, o jornalista tem um longo histórico de acertos sobre novidades da Apple.

Relacionados