iPhone deve usar inteligência artificial do Baidu na China

Enquanto negocia com empresas americanas para ter IA generativa no iPhone, Apple deve optar por tecnologia chinesa nos smartphones do país

Felipe Freitas
Por
(Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Tim Cook já confirmou que iPhone 16 terá IA generativa, mas terá que usar IA diferente na China (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Apple estaria negociando usar o modelo de inteligência artificial do Baidu para equipar os iPhones. O uso da IA do Baidu seria apenas para os iPhones vendidos na China, já que o órgão regulador do país precisa aprovar a tecnologia antes dela operar em seu território. Nos outros mercados, a Apple deve utilizar o modelo de IA do Google ou da OpenAI.

O Wall Street Journal publicou nesta terça-feira que a Apple negocia com o Baidu o licenciamento da sua inteligência artificial, batizada de Ernie. A parceria entre as duas empresas permitiria que os recursos de IA previstos para o iOS 18 sejam liberados na China.

Como as inteligências artificiais precisam de aprovação do governo chinês, é mais fácil para a Apple buscar uma empresa que já tenha essa certificação no país. O Gemini, modelo de linguagem grande (LLM) do Google, não é homologado na China.

A IA do Google é cotada como a principal candidata a equipar os iPhones em outros países. O LLM GPT da OpenAI também não tem essa aprovação. Ou seja, a opção da Apple na China é buscar um fornecedor local e o Baidu é o melhor candidato.

Logo do Google Gemini
Rumores apontam o Gemini como forte candidato para o motor de IA do iOS 18, mas ele não está disponível na China (Imagem: Divulgação/Google)

iPhone 16 e iOS 18 praticamente garantidos com IA

Tim Cook já confirmou que os iPhones terão IA generativa a partir deste ano, o que significa que o iPhone 16 contará com essa tecnologia. Outros rumores apontam que o iOS 18 será a maior atualização no sistema operacional por causa da inclusão de novos recursos de inteligência artificial.

Porém, com as notícias da Apple buscando parceria com Google ou OpenAI (não há nada fechado até onde sabemos) e negociando com a Baidu, fica perceptível que a empresa não terá sua própria IA no iPhone 16 — isso deve ficar para 2025 em diante.

Com informações: Wall Street Journal e 9to5Mac

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados