iOS 18 pode ganhar a maior mudança da Apple em anos

Expectativa é que iOS 18 receba diversas ferramentas de inteligência artificial. Apple publicou estudo para melhorar desempenho de IA em smartphones

Felipe Freitas
Por
Ícone do iOS
iOS 18 deve trazer as maiores mudanças do sistema operacional nos últimos anos (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O iOS 18, próxima versão do sistema operacional do iPhone, pode receber a maior mudança da Apple em anos. Previsto para ser apresentado em junho, durante o WWDC 2024, a nova geração do iOS promete trazer dezenas de recursos para inteligência artificial. Mark Gurman, jornalista especializado em Apple, reforçou essa proposta em sua última newsletter.

Apesar de estarmos longe do evento WWDC, onde o iOS 18 será oficialmente apresentado, algumas supostas ideias sobre a integração da IA para os iPhones já dá as caras. O mais concreto neste momento é a tecnologia da Apple para aumentar o desempenho dos modelos de IAs em smartphones, sem depender de processamento na nuvem.

iOS 18 traz maior mudança em anos

Nos últimos anos, iOS trouxe novidades pontuais para o iPhone e pouco mudou a usabilidade do smartphone (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Nos últimos anos, iOS trouxe novidades pontuais para o iPhone e pouco mudou a usabilidade do smartphone (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Em sua newsletter, Gurman explica que ouviu de fontes que o iOS 18 trará as maiores mudanças no sistema operacional em anos. Para quem acompanha o noticiário tech, a informação do jornalista pode ser acompanhada de um “finalmente”. Já faz um tempo que as atualizações do iOS costumam trazer melhorias pontuais.

A principal novidade nos últimos anos foi a customização da tela de bloqueio (iOS 16) e pôster de contato (iOS 17). No geral, foram recursos legais, mas nada muito inovar na parte de experiência do usuário. E aqui, com IA, o cenário deve mudar — Galaxy AI que diga.

Entre as possíveis novidades que Gurman levantou está uma versão atualizada da Siri. A assistente virtual da Apple pode se tornar uma IA generativa. Ela deve receber um modelo de linguagem grande, tecnologia usada pelo Google e OpenAI em suas IAs, por exemplo.

Outras melhorias que podem chegar para o iOS 18 e usar IA generativa são: integração com o Mensagens, uso da IA para os apps do iWork (o Microsoft 365 da Apple) e para o Xcode (plataforma de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos da big tech).

Com informações: 9to5Mac e Bloomberg

Receba mais sobre iOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados