Como visualizar mensagem do Instagram e não ser visto

Tutorial ensina a desativar a confirmação de leitura no Direct do Instagram para ver mensagem e não aparecer que foi visualizada

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Conheça o passo a passo para desabilitar a "Confirmação de leitura" no Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O status de visualizada em uma mensagem do Instagram aparece para indicar que o usuário abriu a conversa no Direct e viu o conteúdo enviado pelo outro usuário. Esse recurso é chamado de “confirmação de leitura” e pode ser desativado para ter mais privacidade no Instagram.

Desativar a confirmação de leitura é uma forma de visualizar mensagens sem ser visto pelo remetente. Em outras palavras, é como se estivesse lendo a conversa anonimamente, de forma escondida.

A seguir, saiba como visualizar uma mensagem do Instagram e não ser visto:

1. Abra o Direct com todas as conversas no Instagram

Abra o aplicativo do Instagram no celular Android ou iPhone e toque no ícone de Direct, no canto superior direito da tela, para ver as suas conversas na rede social.

Captura de tela do aplicativo Instagram revela como acessar as Mensagens Diretas (DMs)

2. Acesse a conversa que deseja tirar o “visualizado” no Instagram

Toque no bate-papo que você deseja desabilitar a confirmação de leitura no Instagram.

Captura de tela do aplicativo Instagram revela como acessar um bate-papo nas Mensagens Diretas (DMs)

3. Toque no nome da pessoa, no topo da conversa do Instagram

Toque no nome da pessoa, na parte superior da tela, para abrir o menu de opções da Mensagem Direta (DM) do Instagram.

Captura de tela do aplicativo Instagram revela como acessar o menu de opções da Mensagem Direta (DM)

4. Selecione “Privacidade e segurança” no menu da DM do Instagram

Toque na opção “Privacidade e segurança” no menu da DM para continuar.

Captura de tela do aplicativo Instagram revela como acessar a opção "Privacidade e segurança" da Mensagem Direta (DM)

5. Desative as “Confirmações de leitura” para ler a mensagem e não ser visto no Instagram

Na seção “Quem pode ver sua atividade”, desabilite a opção “Confirmações de leitura” para não mostrar que visualizou a mensagem no Instagram para o remetente. Aqui vale citar que o recurso não é válido para mensagens enviadas no modo temporário.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como desabilitar o recurso "Confirmações de Leitura" para Mensagem Direta (DM)

Posso tirar a visualização do Direct do Instagram para todos de uma vez?

Não é possível tirar o visualizado do Instagram para todas as conversas de uma vez. Você precisa desabilitar a opção “Confirmação de leitura” individualmente em cada bate-papo na sua caixa de DM.

Qual a diferença entre “visto” e “visualizado” no Direct do Instagram?

Os status “Visto” e “Visualizado” são sinônimos na confirmação de leitura e servem para informar que o destinatário abriu a mensagem no Direct do Instagram. A diferença é que o “Visto” aparece na versão do app da rede social para Android, enquanto o “Visualizado” aparece no iOS.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra a mensagem "Visto há 2 h"

Qual a diferença entre a confirmação de leitura e o status de atividade do Instagram?

Enquanto a confirmação de leitura permite ver se uma pessoa abriu a DM do Instagram, o status de atividade serve para saber se a pessoa está online na rede social. Desativar o status de online no Instagram é outra ação recomendada para ficar invisível e ver mensagens anonimamente na plataforma.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados