iOS 17: Apple libera atualização para iPhones; conheça as novidades
iPad ganha iPadOS 17 com novos apps e tela de bloqueio customizável, e Apple Watch recebe watchOS 10 com widgets e interface redesenhada
iPad ganha iPadOS 17 com novos apps e tela de bloqueio customizável, e Apple Watch recebe watchOS 10 com widgets e interface redesenhada
A Apple também tem novidades para quem não quer trocar de celular agora: a empresa liberou o iOS 17 para os modelos antigos, do iPhone XR em diante. Entre as novidades da atualização, estão os Pôsteres de Contato e o modo Em Espera. Donos de Apple Watch também receberão o watchOS 10, com acesso rápido a widgets.
Anunciada em junho, na WWDC 2023, a nova versão do sistema operacional do iPhone traz o modo Em Espera (ou Standby). Ao colocar o celular para carregar na posição horizontal, o aparelho se transforma numa espécie de smart display, exibindo relógio e widgets.
Outra ferramenta que faz sua estreia é o Pôster de Contato (ou Contact Poster). Com ele, o usuário pode criar uma espécie de cartão de visitas, com sua foto, um Memoji ou suas iniciais.
Ao ligar para outro iPhone, essa arte aparece no identificador de chamadas. Além disso, é possível passar seu contato apenas aproximando seu aparelho ao de outra pessoa.
O teclado também ganhou um reforço de inteligência artificial para melhorar a previsão de palavras e a correção automática.
Na parte de design, agora é possível escolher a espessura da fonte na tela de bloqueio, dando continuidade às opções de personalização que apareceram no iOS 16. Além disso, os widgets da tela inicial agora são interativos (e mais úteis).
O iOS 17 também deve ganhar um novo app, chamado Journal, para fazer anotações sobre o dia. Ele, no entanto, ainda não está disponível.
O iOS está disponível para o iPhone XR e aparelhos mais recentes, incluindo os iPhones SE de 2ª e 3ª geração. O iPhone X, iPhone 8 e iPhone 8 Plus não serão atualizados para o iOS 17.
O sistema operacional do iPad também ganhou uma atualização nesta terça-feira (12). O iPadOS 17 traz as personalizações de tela de bloqueio que estavam disponíveis no iOS 16, como fontes e widgets.
Em apps, o Saúde agora também pode ser acessado pelo iPad, e a visualização de PDFs identifica formulários e sugere informações para preenchê-los.
Quem tem um Apple Watch também vai receber atualização. O watchOS 10 foi liberado pela Apple e traz mudanças importantes.
Uma delas é nos widgets. Agora, ao rolar a coroa, o mostrador traz widgets com informações rápidas sobre vários assuntos, como previsão do tempo, agenda e atividades físicas, entre outras possibilidades.
Os aplicativos também redesenhados e estão mais coloridos, com elementos de interface que exploram melhor os cantos da tela.
Nos mostradores, há novas opções (bem fofas, diga-se de passagem) com os personagens de Peanuts, como Snoopy e Woodstock.
Para quem se exercita, o acompanhamento de ciclismo de trilha foi aprimorado, e há informações extras para trilhas e caminhadas.
O relógio ganhou também recursos para saúde mental, com monitoramento de humor, recomendações de tempo ao ar livre e lembretes mais insistentes de medicamentos, para ninguém esquecer de tomar remédio.
O watchOS 10 está disponível para o Apple Watch 4 e modelos mais recentes, incluindo o Apple Watch SE de segunda geração. Para configurar, é preciso ter um iPhone com iOS 17. A atualização é feita pelo app Watch do celular.
Leia | Como colocar widgets na tela inicial do iPhone ou iPad