Apple Brasil libera função que transforma iPhone em maquininha de pagamento

Tap to Pay foi originalmente anunciado em 2022 nos Estados Unidos. Agora, empresas como CloudWalk, Nubank, Stone e Summup podem oferecê-lo a lojistas.

Thássius Veloso
Por
Pessoa aproxima smartphone de outro smartphone numa floricultura
Tap to Pay requer funciona por NFC (Imagem: Divulgação/Apple)

O iPhone pode se tornar mais uma ferramenta para que lojistas e empreendedores recebam pagamentos pelos produtos comercializados e serviços prestados. A Apple anunciou nesta terça-feira (19) a chegada da função Tap to Pay ao Brasil. Basta encostar o smartphone, Apple Watch ou cartão de crédito ao iPhone para que a transação seja validada.

A Apple explicou que inicialmente a função será ofertada pela empresa de soluções de pagamento CloudWalk, por meio da marca InfinitePay. Ele deve chegar “em breve” a Nubank, Stone, SumUp e Granito.

O Tap to Pay funciona via NFC. O contactless permite a comunicação entre o método de pagamento e o iPhone – que, neste caso, se transforma num terminal para recebimento de valores.

Além do próprio Apple Wallet e de outras carteiras digitais, o Tap to Pay também é compatível com cartões de crédito e de débito das bandeiras American Express, Mastercard e Visa.

Pessoa aproxima cartão de crédito de smartphone durante feira livre
Tap to Pay da Apple aceita pagamento com cartão de crédito (Imagem: Divulgação/Apple)

Requer iPhone XS

De acordo com a Apple, os lojistas e demais empreendedores interessados no Tap to Pay vão precisar de um iPhone XS ou posterior. Também será necessário que a fornecedora de soluções de pagamento ofereça essa possibilidade. A partir daí, seria possível substituir as maquininhas de pagamento por um smartphone da Apple.

“Estamos empolgados em habilitar essa tecnologia no Brasil para nossos usuários da plataforma InfinitePay. Nosso objetivo é democratizar o acesso aos serviços de pagamento mais inovadores do mundo e fornecer aos comerciantes a capacidade de aceitar pagamentos rapidamente, e a integração do Tap to Pay no iPhone é um passo significativo nessa direção”, disse o fundador e CEO da CloudWalk, Luis Silva, em nota distribuída à imprensa.

Desde 2022 no Android

Os comerciantes podem baixar o aplicativo InfinitePay na App Store e se inscrever para começar a aceitar pagamentos sem contato em questão de minutos. Não foram revelados detalhes sobre taxas e condições de adesão.

A CloudWalk explicou que oferece tecnologia similar ao Tap to Pay em smartphones com sistema Android desde 2022.

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados