Tecnoblog
Razão Social Nu Pagamentos S.A.
Fundação 6 maio, 2013
São Paulo, SP
Website Oficial nubank.com.br

Nubank

O Nubank é uma startup brasileira de serviços financeiros fundada na cidade de São Paulo, em 2013. Entretanto, seu idealizador e fundador foi o colombiano David Vélez.

Vélez era um ex-estudante de Stanford que veio para trabalhar na Sequoia, uma empresa de capital de risco sediada nos EUA, que pretendia iniciar sua atuação no país. Porém, pouco depois, a empresa optou por sair do Brasil e David decidiu ficar para abrir seu próprio negócio.

Na época, os problemas do mercado nacional o fizeram ter a ideia de abrir um banco digital, algo novo até o momento. Então, convidou a brasileira Cristina Junqueira, experiente no setor financeiro, e o americano Edward Wible, cientista da computação, para serem seus sócios.

Juntos, deram início à EOS, que só veio a se chamar Nubank por sugestão dos investidores da própria Sequoia, ex-empregadores de David. Porém, havia um problema: a lei brasileira barrava a possibilidade de bancos com donos estrangeiros no país.

Entretanto, como não havia exigência de uma licença de banco para o oferecimento de cartões de crédito, este se tornou o primeiro serviço prestado pela empresa. Além de virtual, o cartão também se destacou e atraiu o público pelo fato de não cobrar anuidade.

E em 2018, com mais de 5 milhões de clientes, a empresa finalmente recebeu alvará para atuar como instituição financeira — o Nubank não é oficialmente um banco — por meio de um decreto do então presidente do Brasil, Michel Temer. Com isso, começou a expandir seu portfólio.

Desde então, a fintech passou a oferecer novas possibilidades, como o débito no cartão crédito. E novos serviços, como as contas para pessoa física e jurídica, os empréstimos pessoais, o seguro de vida e a plataforma de investimentos Nu Invest.

Em 2021, o Nubank entrou com um pedido para estrear na bolsa de valores brasileira e estadunidense. No mesmo ano, a empresa, cujo número de clientes já ultrapassava 40 milhões, lucrou R$ 76 milhões no primeiro semestre e foi avaliada em 30 bilhões de dólares.

Continue lendo »