Como atualizar seus dados de cadastro no Nubank

Clientes Nubank podem atualizar seus dados cadastrais diretamente pelo aplicativo; veja como fazer o processo de forma simples e rápida

Janaína Dantas
Por
• Atualizado há 1 ano
Cartão de crédito Nubank
Cartão de crédito Nubank (Imagem: divulgação/Nubank).

De tempos em tempos, o Nubank envia uma notificação aos seus usuários sobre atualização cadastral. Essa não é uma prática exclusiva da fintech, já que o Banco Central exige que todas as instituições financeiras mantenham as informações de seus usuários em dia para garantir segurança e facilitar a comunicação entre empresa e usuário. Se chegou sua hora de atualizar os dados no aplicativo do Nubank, veja como fazer abaixo.

Tempo necessário: 2 minutos

Não passe informações pessoais por e-mail, mensagem de texto e telefone. No caso do Nubank, toda a atualização é feita diretamente pelo app. Na maioria das vezes, os dados solicitados são endereço residencial, profissão, renda, patrimônio e nacionalidade. Caso seja necessário, também será pedido uma cópia do comprovante de residência e de renda.

Antes de iniciar o processo, verifique se o aplicativo está atualizado.

  1. Entre na sua conta

    No seu celular, abra o aplicativo e insira sua senha ou digital para entrar;

  2. Vá até o seu perfil

    Clique no ícone de pessoa, no canto superior esquerdo do app;Como ir ao "Perfil" do Nubank para atualizar os dados

  3. Vá em “Atualizar meus dados”

    Nas opções do perfil, toque em “Meus dados” e, em seguida, em “Atualizar meus dados”; clique em “Continuar” para prosseguir com o processo;Setas indicam o caminho para atualizar os dados

  4. Preencha suas informações

    A primeira tela será uma mensagem do Nubank explicando a necessidade de atualizar os dados, toque em “Continuar”; o app vai pedir as informações necessárias e, ao preencher, clique na seta localizada na parte inferior da tela para ir para a próxima pergunta até que todas sejam respondidas.Atualizando os dados no Nubank

Atualização de dados gerais no aplicativo

Você não precisa esperar a solicitação do Nubank para atualizar seus dados — até mesmo outros que não tenham sido citados acima. 

O que pode ser alterado, no entanto, vai depender do seu tipo de conta: PF (Pessoa Física) ou PJ (Pessoa Jurídica). Confira abaixo quais dados podem ser mudados em cada uma — o caminho para alterá-los é o mesmo: Perfil > Meus dados.

Pessoa Física

Se você possui uma conta PF no Nubank, é possível alterar as segundas informações: 

  • Nome de preferência (como você gostaria de ser chamado);
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Endereço;
  • Renda mensal;
  • Senha do aplicativo;
  • Profissão;
  • Patrimônio Pessoa Física;
  • Nacionalidade.

Informações como gênero, nome de solteira(o) para o de casada(o), número do RG e nome da mãe (mesmo que seja por erro de digitação) só podem ser alterados por alguém do time da fintech nos canais oficiais de atendimento.

Pessoa Jurídica

Se você tem uma empresa e possui conta PJ também consegue alterar algumas informações no aplicativo: 

  • Endereço residencial;
  • Telefone;
  • Renda; 
  • Patrimônio;
  • Endereço da sede da empresa; 
  • Faturamento médio mensal do último mês.
Quais documentos são aceitos como comprovante de residência e/ou renda?

Há mais de um documento que pode ser usado tanto como comprovante de residência, quanto de renda. No caso do primeiro, você pode enviar à fintech: conta de água, luz, gás, telefone fixo ou celular — emitida há menos de 180 dias; IPTU ou contrato de aluguel.

Para comprovar sua renda, os documentos aceitos são: holerite do último mês assinado pela empresa; declaração comprobatória de percepção de rendimentos; extrato do último mês de pagamento de benefícios do INSS ou qualquer Declaração do Imposto de Renda (DIRPF) do último ano — com número do recibo de entrega.

O que acontece se eu não atualizar meus dados?

Como já falamos, existe uma norma do Banco Central que exige que todas as instituições financeiras mantenham o cadastro de seus clientes atualizados — a circular nº 3.680/2013. Assim, se você não manter essas informações atualizadas, pode ser que o banco bloqueie o seu acesso a conta ou até mesmo a encerre.

Por que a opção “Atualizar dados” não aparece para mim no Nubank?

Se você foi até o seu perfil e não achou essa opção, provavelmente suas informações foram atualizadas recentemente. Se mesmo assim, precisar informar alguma alteração no seu cadastro, você pode editar na categoria “Meus dados” ou entrar em contato com o atendimento da fintech.

Com informações: Nubank

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Nubank na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Canal Exclusivo

Relacionados