App do Nubank agora avisa quando tem ligação do banco para você

Função de Chamada Verificada chega aos poucos para a base de clientes. Aviso é exibido na tela inicial do aplicativo oficial.

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 3 semanas
Print do app no celular
App do Nubank informa que cliente “pode confiar” na ligação (Imagem: Divulgação/Nubank)
Resumo
  • O Nubank lançou o recurso Chamada Verificada para informar aos seus clientes, por meio do app oficial, sobre a autenticidade de ligações recebidas do banco. A medida melhora a segurança e ajuda a combater golpes.
  • A verificação da chamada só é possível após o cliente atender a ligação e, em seguida, acessar o app oficial para confirmar se é uma comunicação legítima do banco. Ela também se aplica a ligações feitas por parceiros credenciados do Nubank.
  • A funcionalidade não é ativada caso o cliente faça a ligação para o Nubank.

O Nubank anunciou nesta quinta-feira (4) o recurso de Chamada Verificada, que informa no próprio app se a ligação que o cliente está recebendo é proveniente do banco. A ferramenta traz um novo card na tela inicial, onde mostrará se há ou não uma ligação do banco para o cliente. O lançamento do Chamada Verificada é gradual, com a previsão de chegar para todos os usuários nas próximas semanas.

O card de notificação do recurso fica na parte superior da tela, junto de outros avisos. No entanto, a confirmação da Chamada Verificada não será enviada para a barra de notificações do smartphone. É necessário que o usuário abra o aplicativo para conferir a autenticidade da chamada.

Chamada Verificada fica ativa apenas ao atender a ligação

Como explica o Nubank através do comunicado enviado a imprensa, o Chamada Verificada só informa a autenticidade da ligação após o cliente atender. Então, o usuário do banco precisa aceitar a chamada e abrir o app para confirmar que se trata de uma ligação do Nubank.

Print do app no celular
App do Nubank informa: “estamos falando com você no telefone” (Imagem: Divulgação/Nubank)

Pode ser pouco prático atender uma ligação, navegar no smartphone e abrir o app para verificar a autenticidade — este que vos escreve acha chato ter que mexer no celular em ligação. Contudo, muito mais incômodo é cair num golpe e ter que lidar com problemas bancários. Este recurso ajudará a evitar os golpes da falsa central, no qual os criminosos se passam por funcionários do banco.

O Nubank explica que o Chamada Verificada só é ativado em ligações aceitas feitas pela empresa. Chamadas realizadas por parceiros credenciados também são identificadas no recurso. No entanto, o app não ativa a função se o cliente é quem realiza a ligação. Ou seja, se você recebeu um golpe de SMS dizendo que houve uma compra não reconhecida, ligar para o número indicado na mensagem não receberá o check da Chamada Verificada.

Anatel quer identificar motivos de ligações

Ilustração simula identificador de chamadas do telefone. A tela traz a marca da empresa e o motivo da chamada.
Empresas de telecomunicações iniciam testes do Stir/Shaken em rede aberta (Ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Ainda nesta semana, a Anatel iniciou os testes de identificação de chamada utilizando o protocolo Stir/Shaken. A proposta deste recurso é permitir que o usuário saiba qual empresa está ligando e o motivo da ligação. Assim como o Chamada Verificada, o recurso da Anatel poderá combater tentativas de golpes. O sistema da Anatel exigirá que Apple, Motorola, Samsung, Xiaomi e outras fabricantes adaptem o app nativo de telefone para exibir as novas informações.

Receba mais sobre Nubank na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados