PF tira do ar site de emissão de passaporte após suspeita de ataque
Polícia Federal identificou tentativa de invasão e tirou serviço de agendamento para verificação; saiba o que fazer se você precisa emitir passaporte
Polícia Federal identificou tentativa de invasão e tirou serviço de agendamento para verificação; saiba o que fazer se você precisa emitir passaporte
Desde quarta-feira (17), quem tenta acessar o serviço de agendamento eletrônico de emissão de passaporte se depara com uma mensagem de página não localizada. Não há informação sobre a causa do problema, mas existe a suspeita de ataque hacker. A Polícia Federal não deu previsão para o serviço voltar a funcionar.
No Brasil, o procedimento online para emissão do passaporte envolve seis etapas:
Tanto o formulário web da primeira etapa quanto a página para agendar atendimento presencial estão indisponíveis. Ao tentar acessar esses serviços, o navegador exibe uma mensagem de página não encontrada.
Na etapa de agendamento, o cidadão escolhe uma unidade da Polícia Federal onde terá seus documentos verificados, coletará impressões digitais, entre outros procedimentos. É também ali que o passaporte será retirado. Sem essa etapa, é impossível emitir o passaporte, portanto.
Depende do estágio em que está a solicitação do seu passaporte:
Para quem já passou pelo atendimento presencial e recebeu comunicado de que o passaporte está pronto, a retirada do documento tem sido feita normalmente.
A Polícia Federal informou que, no início da semana, detectou uma tentativa de invasão ao ambiente de rede da instituição e que, por precaução, tirou o serviço de agendamento de emissão de passaporte do ar até concluir a verificação de integridade dos sistemas.
O órgão reforçou que vem trabalhando para reativar o sistema.