Microsoft lança editor de Python no Excel; veja como instalar

Recurso faz parte de projeto da Microsoft Garage; usuários precisam instalar extensão para usar editor de Python para Excel

Felipe Freitas
Por
Excel ganha editor para Python através de extensão (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Microsoft lançou oficialmente o seu suporte para editar Python no Excel. O recurso, uma extensão para o programa de planilhas, permitirá que usuários alterem códigos da linguagem de programação em um editor com visual mais amigável. A novidade exige que o Excel tenha a integração com Python — e aqui temos um problema.

Em agosto, a Microsoft anunciou que o seu programa de planilhas contaria com suporte nativo para Python. Essa integração foi liberada primeiro para usuários do Microsoft 365 Insider, programa de testes beta do pacote de aplicativos de escritório da empresa — e segue para os membros do Insider. No entanto, o lançamento do editor no Excel Labs já está disponível para todos.

Editor de Pyhon chega para o Excel

Para utilizar o editor de Python, o usuário precisa baixar a extensão — chamada de suplementos nos programas do Microsoft 365 — Excel Labs no site da Microsoft ou instalar diretamente pelo Excel.

Para baixar diretamente no Excel, o usuário tem dois caminhos:

  1. Clicar em “Obter Suplementos” ao abrir a “Arquivos” do programa;
  2. Clicar no botão “Suplementos”, localizado na parte direita da barra de ferramentas, logo abaixo dos botões de minimizar, redimensionar e fechar janela — acessado pela aba “Página Inicial”.
Botões para adicionar suplementos/extensões no Excel (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Botões para adicionar suplementos/extensões no Excel (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Ao terminar a instalação, a extensão do Excel Labs ficará localizada ao lado do botão “Obter Suplementos” na barra de tarefas da página inicial. Para usar o editor de Python, o usuário precisa abrir o Excel Labs e escolher o editor.

O Excel Labs também conta com recursos para utilizar IA generativa nas planilhas e fórmulas avançadas.

Excel Labs é “startup” de funcionários da Microsoft

A extensão/suplemento Excel Labs foi criada por funcionários da Microsoft que participam do programa Microsoft Garage, uma incubadora de “startups” e projetos internos da empresa. Os membros do Excel Labs também fazem parte da equipe de desenvolvimento do Excel.

Com informações: XDA-Developers

Receba mais sobre Microsoft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados