iOS 17 e iPadOS 17 trazem novidades em apps, widgets e tela de bloqueio
Pôsteres para contatos no identificador de chamadas, aplicativo Journal para anotar como foi o dia e um modo smart display estão entre as novidades do iOS 17
Pôsteres para contatos no identificador de chamadas, aplicativo Journal para anotar como foi o dia e um modo smart display estão entre as novidades do iOS 17
A Apple apresentou nesta segunda-feira (5) o iOS 17 e o iPadOS 17, novas versões dos sistemas operacionais de iPhones e iPads, respectivamente. A lista de novos recursos inclui correção automática aprimorada, recursos para compartilhar seu contato, novos apps voltados para saúde mental e muito mais.
Uma das primeiras novidades apresentadas são os Contact Posters. Com elas, quando um contato liga, aparece uma foto dele ou um Memoji na tela inteira. É possível personalizar os pôsteres de maneira semelhante às telas de bloqueio.
Outro novo recurso para o app de telefone é a transcrição em tempo real de recados deixados na caixa postal — algo que talvez não seja muito interessante no Brasil, onde essa prática caiu em desuso há algum tempo.
Para facilitar na hora de passar seu contato para alguém, a Apple criou o NameDrop. Ele funciona como um AirDrop de cartão de visitas: basta aproximar dois iPhones para passar um pôster de contato com suas informações.
O teclado também ganhou mais recursos. Agora, ele usa aprendizagem de máquina no dispositivo para aprimorar entender como o usuário digita e corrigir os erros com mais precisão, sugerindo até mesmo completar frases. O ditado também vai funcionar melhor, promete a Apple.
Em apps, a novidade é o app Journal, que permite fazer anotações sobre como foi o seu dia, além de acrescentar informações sobre tempo passado em casa e idas a diferentes localizações. Ele consegue puxar sugestões de outros apps, como fotos, e desenvolvedores poderão usar uma API para incluir suas informações.
No iOS 17, os iPhones também podem “quebrar um galho” como smart displays. Quando os aparelhos forem colocados horizontalmente e plugados na tomada, haverá a opção de mostrar informações úteis na tela de bloqueio, como agenda, previsão do tempo e notificações.
Um último destaque está na Siri. Agora, não será mais necessário dizer “E aí, Siri” para ativá-la — basta dizer “Siri”.
O iPhone X, iPhone 8 e iPhone 8 Plus não serão atualizados para o iOS 17.
Para o público geral, o iOS 17 chega no segundo semestre — provavelmente em setembro, quando os novos iPhones costumam ser apresentados.
A versão beta para desenvolvedores estará disponível a partir desta segunda-feira (5), e uma versão beta pública chegará em julho.
O iPad também ganhou customizações na tela de bloqueio, com papéis de parede personalizados e widgets.
Os widgets na tela inicial poderão ser mais úteis, dinâmicos e interativos. A Apple liberou para desenvolvedores a possibilidade de colocar botões e controles. Assim, é possível usar recursos de apps sem precisar abri-los.
A tela de bloqueio também ganhou as personalizações que estavam disponíveis para o iPhone desde o iOS 16, como mudar fontes e adicionar widgets.
O aplicativo Saúde também passa a ficar disponível no iPad. Assim, usuários poderão consultar suas informações sobre atividade física, batimentos cardíacos, peso, medicamentos e mais, também no tablet.
Um novo recurso está nos PDFs. Agora, o iPadOS 17 identifica formulários e sugere informações para completá-los, como nome, telefone, e-mail e assim por diante. Também dá para fazer anotações em vários arquivos ao mesmo tempo.
O iPadOS 17 estará disponível no segundo semestre. Isso pode acontecer em setembro ou outubro — em outros anos, o sistema já foi liberado após o lançamento de iPhones ou após o lançamento de Macs.
Uma versão beta para desenvolvedores será liberada ainda nesta segunda-feira (5). O beta público fica disponível em julho.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}