iPadOS 15 terá novos recursos de multitarefa e widgets customizáveis
Apresentado na WWDC 2021, o iPadOS 15 reformula as funções de multitarefa, traz widgets customizáveis e inclui novos apps
Apresentado na WWDC 2021, o iPadOS 15 reformula as funções de multitarefa, traz widgets customizáveis e inclui novos apps
A Apple aproveitou a WWDC 2021 para apresentar o iPadOS 15, a nova versão do sistema operacional dos iPads. Entre as novidades da atualização estão widgets e telas de início customizáveis, reformulação dos recursos de multitarefa, mais funções para o Notas, chegada do Traduzir e um app para desenvolver outros aplicativos. O update será lançado entre setembro e dezembro de 2021 para todos os iPads compatíveis com o iPadOS 14.
Devido ao display maior do iPad, os widgets ganharão um novo tamanho mais largo. Além disso, o dispositivo vai receber a própria galeria de widgets com ferramentas novas, como o widget de Arquivos, que mostrará as pastas do dispositivo como em uma prateleira.
A Apple ainda vai levar ao iPad outros recursos já existentes no iPhone desde o ano passado. A biblioteca de aplicativos será incluída na dock do iPadOS 15, assim como a opção de reorganizar ou esconder páginas de apps diretamente pela tela inicial.
Os dois apps abertos serão controlados individualmente, e o sistema ainda terá um novo recurso chamado de “Prateleira”, que vai guardar janelas com diferentes opções de aplicativos. O usuário poderá criar duas janelas — uma com os apps de e-mails e notas, e outra com navegador web e lembretes, por exemplo — e alternar entre elas com um toque.
O iPadOS 15 ainda vai permitir ampliar elementos em cada um dos aplicativos abertos para melhorar a visualização. Exemplificando, no app de e-mails o usuário terá a opção de tocar e segurar uma mensagem para exibi-la em tamanho maior no meio da tela.
Além disso, o app terá um recurso inédito de “Notas Rápidas”, que poderá ser acessado arrastando o dedo para cima a partir do canto inferior direito do iPad. Essas notas ficarão por cima das outras janelas e serão capazes de incluir informações do aplicativo aberto. No Safari, por exemplo, o usuário vai conseguir colar o endereço de um site aberto recentemente sem precisar fechar o navegador.
Outra novidade do iPadOS 15 é a chegada oficial do Traduzir ao iPad. O app terá recurso de tradução automática, que vai identificar vozes e o idioma que estiver sendo falado. Aliás, o aplicativo também contará com suporte ao Apple Pencil, permitindo o treinamento de escrita com as mãos.
Durante o desenvolvimento dos aplicativos, haverá opção de visualizar o app funcionando em tela cheia para testar todas as funções em tempo real. Além disso, os projetos poderão ser compartilhados e abertos no Xcode, no Mac.
O iPadOS 15 ainda não tem data de lançamento exata confirmada, mas a Apple já adiantou que o sistema será compatível com todos os iPads que receberam o iPadOS 14 no ano passado, além dos modelos mais novos. A atualização vai chegar aos seguintes aparelhos: