Apple quer conquistar usuários do Google Fotos com ajuda de IA
Após fim do backup ilimitado do Google Fotos, Apple quer ser alternativa a usuários com ajustes em Memórias e novo Live Text
Após fim do backup ilimitado do Google Fotos, Apple quer ser alternativa a usuários com ajustes em Memórias e novo Live Text
A Apple quer aproveitar o fim do backup ilimitado do Google Fotos para atrair mais usuários para o seu próprio aplicativo de armazenamento de imagens. Durante a WWDC 2021, a gigante de Cupertino apresentou diversos recursos que vão facilitar e aprimorar a forma de guardar e encontrar fotos e vídeos no seu iPhone, incluindo a sua própria versão do Google Lens.
O recurso permite escanear textos em fotos e, posteriormente, destacar, copiar e colar as informações em outros apps do iOS. A Apple vai aproveitar essa tecnologia na busca do iOS, o Spotlight, que será capaz de reconhecer texto em fotos com ajuda de inteligência artificial.
Desse modo, você pode usar o app Fotos também como uma espécie de bloco de notas no seu smartphone, iPad ou Mac. Inicialmente, a função suporta sete línguas – e a boa notícia é que o português está entre os primeiros idiomas compatíveis.
Você também poderá realizar buscas visuais, assim como no Google Lens. De acordo com a Apple, a ferramenta é capaz de reconhecer arte, livros, natureza, pets e pontos de referência.
Além disso, a partir do iOS 15, o recurso Memórias do Apple Fotos será atualizado para proporcionar maior interatividade aos momentos de nostalgia.
Se você não está familiarizado com o nome, trata-se daquela função já presente no app Fotos que traz um compilado de imagens que o software julgou serem parte de ocasiões especiais. É útil para relembrar uma viagem com a família ou um final de semana com amigos, por exemplo, e também existe no serviço do Google.
Com a atualização do Apple Fotos, bastará um toque para pausar o vídeo, enquanto a música ainda toca. Com ajuda IA, também haverá sugestão de filtros de acordo com cada imagem, e a Apple promete tornar a edição de memórias mais simples e intuitiva.
O usuário poderá ainda pesquisar uma música específica a partir do Apple Music para servir como fundo para a sua memória.
Como esses recursos se comportam na prática é o que saberemos em breve, após a chegada do iOS 15. Por enquanto, o Google Fotos gratuito parece a melhor alternativa para o Google Fotos pago – será que a Apple está prestes a mudar isso?