watchOS 8 leva novos exercícios e app contra estresse ao Apple Watch
O watchOS 8 chega para todos os usuários durante o nosso outono e é compatível com o Apple Watch Series 3 ou mais recente
O watchOS 8 chega para todos os usuários durante o nosso outono e é compatível com o Apple Watch Series 3 ou mais recente
A Apple aproveitou um espaço dentro da principal apresentação da WWDC, evento focado em desenvolvedores de sua plataforma, para anunciar novos recursos e ferramentas que estarão presentes no watchOS 8 dos Apple Watches. As novidades incluem mais opções para mostradores com uma foto, dois exercícios extras, além de um controle de respiração mais elaborado.
A primeira novidade apresentada pela empresa da maçã no palco da WWDC é a possibilidade de inserir fotos em modo retrato, com fundo desfocado, como um mostrador para as horas. A Apple diz que essa é a frente mais escolhida por seus usuários e por isso foi a única que recebeu uma atualização no watchOS 8.
Colocar uma foto com fundo desfocado já era possível, mas agora este mostrador inclui também um efeito de camadas ao girar a coroa digital. A animação aparece de forma semelhante com a imagem 3D do Facebook, que muda de perspectiva com o rolar da timeline. O rosto da pessoa fica centralizado de forma automática, dando mais ênfase para o próprio retrato.
Ainda em fotos, o aplicativo Fotos ganha a possibilidade de compartilhar imagens com outros contatos diretamente de um Apple Watch. Os destinatários podem estar em uma conversa do iMessage ou mesmo do outro lado de um e-mail. O texto desta mensagem, ou de outra conversa sem anexo, pode ser digitado por letras desenhadas na tela, emojis ou voz com todas as opções em uma só interface.
A segunda novidade é importante para quem já está adotando um celular como solução inteligente para abertura de portas. A partir do watchOS 8, os usuários poderão utilizar um Apple Watch para destrancar a casa, escritório ou mesmo um quarto de hotel – com o cartão da chave adicionado ao Wallet. Para moradores dos Estados Unidos, a carteira de habilitação para dirigir também poderá ser inserida no gadget para identificação mais rápida, principalmente em aeroportos.
Focando em saúde, o watchOS 8 inclui Tai Chi e Pilates como opções para exercícios físicos. Em ambos os casos os sensores do Apple Watch são utilizados para as métricas registradas nos movimentos dos braços.
Além disso, o aplicativo já utilizado pelos usuários para controlar a respiração ganha um novo recurso e interface renovada. A partir do watchOS 8, além da resposta tátil para ajudar no controle dos pulmões, mensagens positivas e animações são exibidas para tentar diminuir o nível de estresse.
Por fim, o Apple Watch ganha a possibilidade de monitorar a respiração do usuário enquanto ele está dormindo. A empresa diz que utiliza o acelerômetro do smartwatch para analisar este dado, criando um relatório detalhado ao nível de hora, dia, semana, mês, semestre e ano.
Junto do foco em saúde, novo mostrador e chaves para abrir mais portas, o Apple Watch poderá configurar múltiplos timers pela Siri e itens compatíveis com a rede Find My podem ser procurados a partir do smartwatch. Músicas podem ser compartilhadas pelo gadget dentro do Apple Music e cartões de transporte de Hong Kong e algumas cidades do Japão, China e Estados Unidos poderão ser utilizados pelo gadget.
Ah, sim, o tvOS 15 também apareceu na WWDC com áudio espacial para fones de ouvido compatíveis. Só isso.
As primeiras versões de testes do watchOS 8 e tvOS 15 já podem ser baixadas pelos desenvolvedores ou por usuários mais aventureiros já no mês que vem. A versão final de ambos os softwares estará disponível a partir do nosso outono, mas eu chutaria algum momento de setembro ou outubro.
O watchOS 8 é compatível com todos os Apple Watch a partir do Series 3, desde que pareados com um iPhone 6s ou superior, rodando ao menos o iOS 15.
Com informações: Apple.