Apple apresenta watchOS 9 com novidades em mostradores, saúde e exercícios
Com o watchOS 9, Apple Watch foca em saúde, com cálculo de frequência e tempo de fibrilação arterial, controle de medicamentos e detalhes sobre sono
Com o watchOS 9, Apple Watch foca em saúde, com cálculo de frequência e tempo de fibrilação arterial, controle de medicamentos e detalhes sobre sono
A Worldwide Developers Conference da Apple é sempre o momento de vermos em primeira mão as novidades dos sistemas operacionais da empresa. Na WWDC 2022, a empresa mostrou um gostinho do que o Apple Watch terá no segundo semestre deste ano. Entre os recursos que devem chegar ao watchOS 9, estão um monitoramento de saúde mais detalhado e mostradores remodelados.
Para começar, as faces do relógio foram redesenhadas. Há quatro novas opções: uma de astronomia, em que os planetas encobrem parte do horário; uma com calendário lunar, útil para países que adotam essa organização; uma chamada Playtime, com números no estilo de cartoon; e uma com tipografia dos números ajustável.
As complicações também foram melhoradas e modernizadas, e agora permitem edição de cor de fundo e ajuste de tamanho.
O Apple Watch também tem novos gestos rápidos com o movimento de pinça na tela. Assim, dá para tirar fotos ou atender e desligar chamadas, como o usuário preferir.
O relógio também se conecta com os modos de Foco do iPhone, ajustando a tela de acordo com o momento do dia do usuário.
O watchOS 9 terá o monitoramento de sono remodelado. O relógio ganhou detecção de fases de sono, como sono profundo, REM e períodos acordados durante a noite.
O Apple Watch também dará notificações sobre a hora de tomar seus remédios, além de registrar quando foram tomados.
A novidade também faz parte do app Saúde, do iOS 16. O recurso chega a até mesmo avaliar interações entre medicamentos, e entre eles e outras substâncias, como álcool.
Em atividades físicas, novos exercícios foram adicionados para monitoramento, com métricas específicas.
Na corrida, por exemplo, há uma medida de oscilação vertical, que avalia o quão eficiente estão sendo seus movimentos.
Há também zonas de frequência cardíaca e tempo de contato com o solo, e dá para configurar alertas para cada um dos números.
O watchOS 9 permite mudar automaticamente entre exercícios, como corrida, ciclismo e natação.
Algumas dessas novidades chegarão também para quem não tem um Apple Watch: o app Fitness estará disponível para todos no iPhone 13.
Os Apple Watches mais recentes contam com recursos de eletrocardiograma, que permitem detectar alguns problemas de coração.
Com o watchOS 9, eles poderão calcular o “burden” de fibrilação atrial, como é chamada a frequência que uma pessoa entra nesse estado em um certo período.
A Apple vai liberar o watchOS 9 em meados do segundo semestre. O sistema estará disponível para o Apple Watch 4 e modelos mais recentes. O Apple Watch 3, relógio mais barato vendido hoje pela marca, ficou de fora.