iOS 15 é anunciado pela Apple com melhorias em notificações, SharePlay e mais

iOS 15 traz SharePlay para assistir a filmes e séries com outras pessoas, novo painel de privacidade e melhorias em notificações

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 6 meses
iOS 15 (Imagem: Divulgação / Apple)
Notificações no iOS 15 (Imagem: Divulgação / Apple)

A espera acabou: a Apple apresentou, nesta segunda-feira (7), o iOS 15. A nova versão do sistema operacional veio a público na WWDC 2021 com melhorias nas notificações para garantir mais foco nas atividades do dia a dia. A atualização ainda traz o SharePlay para assistir a filmes e séries com amigos ao mesmo tempo pelo FaceTime e mais.

A atualização confere recursos para aumentar o foco dos usuários. Além do novo visual, a Apple revelou um resumo de notificações que cria uma coleção de avisos sem urgência para que sejam visualizados em outro momento.

O modo não perturbe também recebeu novidades. A nova versão do iOS contará com perfis para quando o proprietário do iPhone estiver trabalhando, dormindo e afins, através de um recurso conhecido como Focus.

Os modos de foco alteram tanto o funcionamento das notificações como a disposição dos apps. Ao escolher um perfil, é possível limitar os avisos tanto de apps quanto de pessoas, para manter a atenção nos estudos ou trabalho, por exemplo. A tela inicial também pode ser personalizada para apresentar somente o que é necessário.

O iMessage ainda vai indicar em conversas quando o não perturbe estiver ativo.

iOS 15 traz modos Pessoal, Trabalho e Dormir (Imagem: Divulgação / Apple)
iOS 15 traz modos Pessoal, Trabalho e Dormir (Imagem: Divulgação / Apple)

FaceTime ganha áudio espacial e SharePlay

O iOS 15 traz novos recursos aos aplicativos nativos para entrar em contato com outras pessoas. A começar pelo FaceTime, a plataforma de videoconferência vai ganhar áudio espacial e microfone com isolamento de ruídos. Os usuários também poderão ativar o modo retrato, que deixa o fundo desfocado, durante uma chamada.

Através do SharePlay, os usuários podem levar uma música do Apple Music diretamente à chamada de vídeo. Os participantes de uma conversa também conseguem assistir juntos a um filme ou série do Apple TV+, Disney+ e outras plataformas compatíveis com a função. O serviço da Apple também recebeu suporte ao compartilhamento de tela.

O FaceTime também vai ganhar links para facilitar o ingresso em chamadas, assim como no Zoom e Google Meet. Além disso, o recurso permitirá que usuários de outros sistemas, como o Android, participem da chamada pelo navegador.

O aplicativo Mensagens tornou-se mais integrado aos outros apps do sistema, graças à seção “Compartilhado com você”. A novidade permite que os usuários visualizem imagens compartilhadas em conversas diretamente no Apple Fotos, por exemplo. A função também funciona com o Apple Music, Safari e Podcasts.

iOS 15 permite consultar texto em fotos (Imagem: Divulgação / Apple)
iOS 15 permite consultar texto em fotos (Imagem: Divulgação / Apple)

iOS 15 reconhece textos e objetos em imagens

O sucessor do iOS 14 ficou mais inteligente. O sistema reconhece objetos e textos em imagens em sete idiomas, incluindo português. Para isto, na foto com o conteúdo, basta tocar sobre o trecho desejado, selecioná-lo, copiá-lo e depois colar em uma mensagem, por exemplo.

O Spotlight agora é capaz de pesquisar por imagens. Além disso, as memórias do Apple Fotos também receberam um reforço. Na nova versão do sistema, a plataforma é capaz de criar coletâneas de fotos e vídeos com músicas do Apple Music e com mais interatividade.

Novo painel de privacidade do iOS 15 (Imagem: Divulgação/Apple)
Novo painel de privacidade do iOS 15 (Imagem: Divulgação/Apple)

Apple anuncia novo painel de privacidade ao iPhone

A Apple incluiu um novo painel de privacidade no iOS 15. Conhecido como App Privacy Report, a página mostra quais dados foram acessados pelos aplicativos instalados no celular. Os usuários também conseguem ter acesso a uma lista com os domínios de terceiros aos quais os apps entraram em contato.

Ainda indisponível em português, a Siri agora é capaz de processar requisições no dispositivo e sem depender de conexão com a internet. O Safari também passará a limitar rastreadores que coletam o endereço de IP. As demais novidades de privacidade ficam pelo iCloud+ e a opção para esconder o endereço de e-mail no Mail.

iOS 15 traz novidades no app Saúde (Imagem: Divulgação/Apple)
iOS 15 traz novidades no app Saúde (Imagem: Divulgação/Apple)

iOS 15 traz novidades no Saúde, Safari e mais

A atualização também confere avanços no app Saúde. A partir do iOS 15, os usuários podem compartilhar os dados com pessoas de confiança. O aplicativo também mostra destaques nas métricas apuradas pela plataforma.

Outras novidades ficam pelo Safari, que agora mostra os controles na parte inferior da tela e ganhou grupos de abas. O Apple Maps não só terá mapas mais detalhados como recebeu incrementos no modo de navegação. Já o Wallet, a carteira da Apple, passará a suportar chaves de casa, de hotéis, crachás de empresa e até identidades.

O aplicativo para previsão do tempo recebeu uma visual remodelado e outras novidades. Além disso, a fabricante do iPhone incluiu tags no Notas para facilitar a busca por anotações feitas no app.

iOS 15 no iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)
iOS 15 no iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)

Quais são os iPhones compatíveis com o iOS 15?

Segundo a Apple, o iOS 15 estará disponível nos seguintes iPhones:

  • iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max;
  • iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max;
  • iPhone XS, XS Max e XR;
  • iPhone X;
  • iPhone 8 e 8 Plus;
  • iPhone 7 e 7 Plus;
  • iPhone 6S e 6S Plus;
  • iPhone SE (2ª geração);
  • iPhone SE (1ª geração);
  • iPod Touch (7ª geração).

Quando sai o iOS 15?

O iOS 15 Beta começou a ser liberado aos desenvolvedores nesta segunda-feira (7). Já versão experimental aberta ao público chegará no mês que vem, segundo a Apple.

A expectativa é de que a versão final do iOS 15 esteja disponível a todos em setembro de 2021.

iOS 15: como baixar?

Quando estiver disponível, a versão final do iOS 15 poderá ser instalada nos dispositivos compatíveis pelas configurações do sistema. Para isto, basta acessar a opção “Geral” e depois entrar em “Atualização de Software”. Por fim, a atualização será baixada e instalada no celular.

A partir desta segunda-feira (7), quem faz parte do programa de desenvolvedores da Apple já pode baixa a versão de testes do sucessor do iOS 14. O beta público, por sua vez, chegará somente no mês que vem.

Receba mais sobre iOS 15 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados