iOS 15, macOS Monterey, iCloud+ e todas as novidades da Apple na WWDC 2021
Apple anuncia novo iOS 15, iPadOS 15, watchOS 8, macOS 12 Monterey e iCloud+; confira o resumo do evento da WWDC 2021
Apple anuncia novo iOS 15, iPadOS 15, watchOS 8, macOS 12 Monterey e iCloud+; confira o resumo do evento da WWDC 2021
A WWDC é um dos principais eventos da Apple e leva aos desenvolvedores as principais novidades dos próximos sistemas operacionais da maçã. A gigante de Cupertino anunciou o iOS 15, iPadOS 15, watchOS 8, macOS 12 Monterey e o novo iCloud+. Confira as principais informações dos lançamentos, que estarão disponíveis em breve para iPhone, iPad, Mac, Apple Watch e Apple TV.
O sistema operacional móvel da Apple recebeu boas novidades na WWDC 2021. Um dos principais recursos do iOS 15 é o modo Foco, que deve ajudar os usuários a filtrarem notificações e esconder distrações durante o horário de trabalho, ou mesmo evitar o uso de aplicativos de trabalho no período de descanso.
A central de notificações também recebeu novidades: os ícones dos aplicativos são maiores, e os alertas de comunicações trazem a imagem de perfil do remetente em destaque. O sistema é capaz de filtrar mensagens por prioridade e agrupa avisos com menor urgência para serem exibidos em momento oportuno.
O FaceTime recebeu melhorias no iOS 15, e agora tem um modo de exibição em grade similar ao Zoom ou Google Meet. O aplicativo de chamadas de voz e vídeo ganhou modo de isolamento de ruídos e áudio espacial, que permite melhor experiência em ligações com muitas pessoas.
Outra novidade que deixa o FaceTime mais universal é a possibilidade de enviar links para chamadas, permitindo que até mesmo usuários de Android e Windows participem das ligações via VoIP.
Para levar mais conforto aos que mantêm comunicação à distância, o novo recurso SharePlay deve facilitar compartilhamento de filmes, séries e músicas durante chamadas do FaceTime. É possível, por exemplo, sincronizar a exibição de um conteúdo do Disney+ ou TikTok ou faixa no Apple Music durante um bate-papo com amigos.
No iOS 15, o aplicativo Fotos recebeu diversos aprimoramentos que o deixa mais próximo ao Google Fotos, que teve o fim do backup ilimitado gratuito. O recurso Memórias agora faz compilados com mais interatividade e sincronia com músicas do Apple Music, além de melhorias no processo de edição.
Além disso, o novo recurso Live Text permite reconhecimento de texto em fotos com uso de inteligência artificial. A ferramenta também é capaz de fazer outras buscas visuais e identifica arte, livros, natureza, pets e pontos turísticos.
O novo sistema operacional do iPad possui a maior parte dos recursos do iOS 15, mas a versão para tablets tem algumas novidades dedicadas ao produto. A primeira delas é o suporte a widgets customizáveis, algo que já está disponível no iPhone desde o iOS 14.
A atualização também traz o suporte à biblioteca de aplicativos, o que é um alento para quem quer desocupar a tela de início com ícones pouco usados. Novos recursos de multitarefa chegaram ao iPad, e o modo Prateleira permite de criar combinações de apps para serem acessados simultaneamente de forma rápida.
Outra novidade do iPadOS está no aplicativo Notas, que ganhou recurso para criar anotações rápidas a partir de qualquer aplicativo. O aplicativo de tradução irá desembarcar no tablet – e não, não foi dessa vez que a Apple lançou uma calculadora para o iPad. 🤡
O Apple Watch é o principal produto de saúde da Apple, e a atualização do watchOS 8 inclui o aplicativo Mindfulness, que deve ajudar os usuários a encontrarem foco em sessões de respiração com duração a partir de um minuto. O sistema também fará medições de respiração durante o sono através do acelerômetro e novos modos para pilates e Tai Chi.
O watchOS 8 melhorou o suporte para mostradores com fotos, e imagens com o modo retrato passam a exibir o relógio com profundidade de campo. O aplicativo de Fotos ganhou recebeu melhorias, e a comunicação através do Mensagens teve incrementos com o novo suporte a emojis e GIFs.
A Apple sempre faz questão de se mostrar como uma empresa responsável quanto à privacidade do usuário, e anunciou recursos que podem melhorar a segurança dos seus clientes: os novos sistemas agora criam um relatório informando quais permissões foram acessadas por aplicativos de terceiros nos últimos sete dias.
O aplicativo de e-mail do iOS 15 e iPadOS 15 também foram reformulados e agora protegem o endereço IP e do dispositivo. A atualização irá anonimizar e-mails recebidos com confirmação automática de leitura, muito utilizados por empresas de e-mail marketing, lojas online e newsletters.
Outra novidade importante é o iCloud+: ele terá uma espécie de VPN criptografada para tornar a navegação da web pelo Safari anônima, o que é bastante útil ao usar redes Wi-Fi públicas. O serviço também terá a opção “Esconder Meu E-mail”, que gera endereços únicos que redirecionam para a caixa de entrada do usuário – uma boa ideia para usar em cadastros e newsletters.
O iCloud+ estará disponível sem custo extra para usuários dos planos pagos de armazenamento do serviço de nuvem – a partir de R$ 3,50 por mês no pacote de 50 GB.
A versão 12 do macOS se chama Monterey, e traz novidades interessantes no modo de Continuidade. A nova função Controle Universal permite usar um computador Mac para controlar um iPad ou outro Mac próximo: basta mover o cursor do mouse ou trackpad para a direção do dispositivo vizinho e o sistema reconhecerá automaticamente o funcionamento multi-tela.
O aplicativo Atalhos também deixou de ser exclusivo do iOS e iPadOS e ganhou sua própria versão no sistema desktop. Ele deve substituir o antigo Automator, com suporte a importação automática das tarefas automatizadas.
Além disso, o Safari recebeu novidades na interface, que agora é mais compacta e agrupa a barra de endereço com as abas de navegação. Alguns recursos do iOS 15 e iPadOS 15 também estarão disponíveis no Monterey, como o modo Foco e SharePlay.
Os novos sistemas operacionais da Apple trazem várias novidades aos usuários do ecossistema da maçã, mas é bom lembrar que a WWDC 2021 é um evento voltado para desenvolvedores.
As atualizações só estarão disponíveis para os consumidores finais durante a primavera do hemisfério norte, em meados de setembro a outubro de 2021. Quem quiser se aventurar antes da hora poderá participar do beta público a partir de julho.