O que é o iCloud Mail? [Como criar conta] [Guia]

iCloud Mail é o serviço de e-mail da Apple; veja como criar uma conta e dicas de uso

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano
Pexels / iPhone / Pixabay / mail icloud

O iCloud Mail é o serviço de e-mail, como Gmail e Outlook, que a Apple oferece aos proprietários de seus dispositivos. Para usá-lo, é preciso primeiro ter registrado uma conta do iCloud em algum aparelho da Apple (iPhone, iPad ou Mac), caso contrário, a opção permanecerá inativa. Confira um guia para usar o iCloud Mail.

Como criar uma conta do iCloud Mail

O iCloud é o serviço de nuvem da Apple vinculado a um Apple ID. Apesar de não ser obrigatório, ele é necessário para que alguns serviços funcionem no Mac, iPhone ou iPad. Um desses serviços ativados é o iCloud Mail.

Ao configurar o iCloud em um iPhone, iPad ou Mac usando o Apple ID, se o endereço de e-mail da conta não terminar em @icloud.com, será necessário criar um novo e-mail do iCloud.

Para iniciar o assistente de configuração de um endereço @icloud.com, siga:

  1. Acesse os Ajustes no iPhone ou iPad;
  2. Toque em seu nome;
  3. Toque em “iCloud”;
  4. Marque a opção “E-mail”.
ativar o mail do icloud no iphone

No Mac:

  1. Clique no menu Apple (ícone da maçã) e selecione “Preferências do Sistema”;
  2. Clique em “ID Apple” e depois em “iCloud”;
  3. Marque a opção “E-mail”.

Se você já criou uma conta no iCloud…

Se você já configurou o iCloud no iPhone, iPad ou Mac, é bem provável que já tenha um endereço no iCloud Mail. Para verificar, siga:

  1. Acesse o app Ajustes no iPhone ou iPad;
  2. Toque no seu nome;
  3. Selecione “Nome, Telefones, E-mail”.
verificar se o e-mail do icloud foi criado

O endereço deve aparecer na lista.

Para verificar o e-mail se estiver usando um Mac, siga:

  1. Clique no menu Apple (ícone da maçã) e selecione “Preferências do Sistema”;
  2. Clique em “ID Apple” e depois em “Nome, Telefone, E-mail”.

Como acessar o iCloud Mail

Para usar o iCloud Mail no celular, basta configurá-lo como qualquer outra conta de e-mail em um aplicativo. Funciona tanto no app nativo do iOS quanto no Outlook, da Microsoft, ou no Gmail, do Google.

Outra possibilidade é configurar no computador, se você usa algum cliente de e-mail no desktop também. Para usuários de Windows que não podem usar o Mail do macOS, a alternativa é o Microsoft Outlook.

Em todos os casos, também dá para acessar pelo navegador:

  1. Vá para icloud.com;
  2. Faça login com sua conta do iCloud;
  3. Depois, clique em Mail.

Crie um alias para organizar a conta

Um alias é um endereço de e-mail secundário vinculado à conta principal. Ele pode ser usado como um e-mail qualquer, a vantagem é que esconde o endereço primário.

Então, pode-se criar um alias para os serviços cadastrados na internet ou designar outro alias para um departamento comercial, por exemplo.

Com isso, dá para monitorar as fontes de mensagens e organizar automaticamente os e-mails recebidos. Por ser secundário, pode ser excluído ou desativado, interrompendo o recebimento nesses endereços.

Para criar um alias com o iCloud Mail:

  1. Vá para iCloud.com e faça login com a conta;
  2. Clique em Mail;
  3. Clique no ícone da engrenagem, no canto inferior esquerdo;
  4. Selecione “Preferências”;
  5. Clique na guia “Contas”;
  6. Clique em “Adicionar um alias”.
criar um alias com o iCloud mail

Defina um endereço de e-mail e, se desejar, atribua uma etiqueta para o alias. Cada conta pode ter até 3 aliases ao mesmo tempo. Eles podem ser excluídos ou desativados, mas não alterados.

Gerenciar armazenamento do iCloud Mail

O iCloud Mail usa o espaço de armazenamento em nuvem do iCloud para salvar as mensagens recebidas. E isso pode ser um problema.

No plano gratuito, o iCloud dá apenas 5 GB de armazenamento ao usuário. Esse mesmo espaço é dividido entre backups dos sistemas (iOS, iPadOS e macOS), documentos, mensagens e fotos.

É pouco espaço para muita informação, principalmente se você é o tipo de usuário que faz backup no iCloud e salvas as fotos na nuvem da Apple.

Se esse armazenamento acabar, novas mensagens não chegarão à caixa de entrada até que seja liberado espaço. As opções são: comprar mais armazenamento ou apagar conteúdo já salvo no iCloud (mensagens antigas, fotos da nuvem ou backups dos sistemas).

Para verificar quanto há de espaço disponível no iCloud:

  1. Na página inicial do iCloud, clique em “Ajustes da conta”;
  2. Verifique a barra de progresso.

A quantidade de espaço usado do iCloud também pode ser verificada pelo iPhone, iPad ou Mac, na seção de ajustes do iCloud.

iCloud Mail é melhor que Outlook e Gmail?

Eu diria que o iCloud Mail apenas quebra um galho, mas que o Gmail e o Outlook são opções mais atraentes se você está em busca de uma opção de e-mail gratuita.

Além de terem mais espaço para salvar as mensagens, tanto o Gmail quanto Outlook oferecem mais recursos para gerenciamento da caixa de entrada, dos e-mails recebidos e integração com outras contas.

Não é possível, por exemplo, receber e-mails de outras contas no iCloud Mail, algo que as outras duas opções permitem. Sem contar que Gmail e Outlook oferecem 15 GB de armazenamento, ao invés de 5 GB.

Por outro lado, se você procura ter uma interface minimalista, sem anúncios e com foco em privacidade, o iCloud Mail é uma boa opção. É fácil de usar e, por não ter muitos recursos, tem uma interface limpa.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iCloud na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados