Surface Duo: vídeo mostra ajustes da Microsoft para Android em tela dupla

Microsoft libera emulador do Surface Duo para desenvolvedores; celular com Android possui gestos de navegação para tela dupla

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft Surface Duo

Esta semana, a Microsoft liberou um emulador do Surface Duo para desenvolvedores: esta versão do Android é adaptada para o dispositivo de duas telas que será lançado no final de 2020. Zac Bowden, do Windows Central, demonstrou em vídeo os principais detalhes sobre o software, incluindo a navegação por gestos.

A tela de bloqueio é dividida em duas partes: à esquerda, ficam data e hora; à direita, encontramos as notificações. Se você deslizar o dedo para cima, surgirá um teclado para inserir a senha de desbloqueio, além de um ícone próximo ao leitor de digitais; o sensor biométrico fica na lateral direita.

A tela inicial traz o Microsoft Launcher: é possível deslizar a partir da parte inferior para ver todos os apps instalados. Aí também vemos outra adaptação do Android: os ícones do dock se deslocam para a esquerda quando você faz isso, e voltam para a tela direita quando a lista de apps é fechada.

Tela inicial do Surface Duo:

Ícones do dock se deslocam para a outra tela:

Microsoft Surface Duo

Há uma pequena barra na parte inferior da tela para os gestos de navegação. Assim como em outros dispositivos com Android 10, você acessa a tela inicial deslizando para cima; volta para a tela anterior deslizando a partir da borda esquerda ou direita; e abre o menu de multitarefa deslizando e segurando a barra até a metade da tela.

O menu de multitarefa exibe os apps recentes em uma lista de cards na vertical. Você pode arrastar um card para a outra tela e o aplicativo se abrirá nela. Se você deslizar na outra direção, o app será fechado.

Microsoft Surface Duo

Surface Duo permite expandir apps para as duas telas

Temos também os gestos pensados para a tela dupla. É possível fazer um app ocupar as duas partes do display: basta arrastar a barrinha até o centro, na área da dobradiça, até aparecer um retângulo branco cobrindo o display.

Microsoft Surface Duo

Isso já funciona com o Outlook: a lista de e-mails aparece em uma tela, e a mensagem fica na outra parte. Se ela tiver um link, é possível tocar nele para abrir o Edge na outra tela.

O Microsoft Edge também consegue ocupar as duas telas, mas acaba ocultando o conteúdo na metade da interface: ele “come” algumas letras da palavra “privacy” no exemplo abaixo. Isso deve ser corrigido em futuras atualizações.

Outlook:

Microsoft Surface Duo

Microsoft Edge:

Microsoft Surface Duo

Microsoft diz que tela dupla aumenta produtividade

Microsoft Surface Duo

O Surface Duo possui duas telas de 5,6 polegadas que, juntas, formam um display de 8,3 polegadas. A Microsoft diz que é possível aumentar a produtividade rodando dois apps ao mesmo tempo, como no exemplo acima (o Twitter não é exatamente produtivo, mas você entendeu). Também dá para colocar o dispositivo na horizontal e usar a tela inferior como teclado.

Esta ainda é uma versão preliminar do Android para o Surface Duo, portanto tem alguns bugs; o objetivo dela é permitir que os desenvolvedores adaptem seus aplicativos para a tela dupla. Para saber mais detalhes sobre o emulador, visite o site oficial da Microsoft.

Tela de bloqueio com notificações à direita:

Microsoft Surface Duo

Teclado para inserir senha e ícone do leitor de digitais:

Microsoft Surface Duo

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados