Microsoft deve lançar smartphones e criar “dobrável puro” na linha Surface

Empresa estaria abandonando formato de duas telas para seguir design de um único display dobrável; smartphones “tradicionais” também são esperados

Felipe Freitas
Por
Surface Duo 2 (imagem: divulgação/Microsoft)
Surface Duo 2 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

O próximo Microsoft Surface pode chegar com um formato consagrado pela Samsung: uma única tela dobrável. O smartphone fold da empresa, atualmente, utiliza o design de duas telas (dual screen), no qual elas são divididas fisicamente. Além do novo formato, a Microsoft estaria trabalhando em designs de celulares “tradicionais”.

Ironicamente, Bill Gates, fundador da empresa, utiliza um Galaxy Z Fold 3 como smartphone. Ao renovar, ou melhor, adotar o design que faz sucesso, a Microsoft mostra que está aumentando a sua aposta no segmento de celulares. E em um segmento que mostra uma boa procura: dispositivos com foco em produtividade e “portáteis”.

Microsoft mudou de formato com o Surface Duo 3 “pronto”

A informação sobre a mudança de design foi divulgada pelo Windows Central, com base em fontes ligadas a empresa. Segundo o site, a Microsoft passou um ano desenvolvendo o protótipo e testando o formato. A escolha pelo “dobrável puro”, com tela interna e tela externa, veio quando o Surface Duo 3 com design dual-screen já estava escolhido.

Com grandes alterações no design vêm grandes alterações na data de lançamento. O Windows Central relata que não há uma previsão de quando o “Microsoft Surface Fold” será lançado. Antes de fazer o giro de 180º (tal qual as dobradiças de um celular dobrável), era esperado que o Surface Duo 3 chegasse no fim deste ano.

Sobre o nome, nós podemos imaginar que haverá uma mudança. Afinal, não ele não seguirá o formato de duas telas da linha Surface Duo. Não faria muito sentido batizar o “dobrável puro” de “Duo 3” sendo que ele não terá o design de duas telas divididas internamente e nenhuma na parte de fora.

Essa ausência de tela externa, presente no Galaxy Z Fold, Vivo X Fold e Huawei Mate X2 é um dos problemas da linha Surface Duo. Quer olhar uma notificação? Não basta tirar o celular do bolso: você precisa abrí-lo. Parabéns pela mudança, Microsoft.

Windows Phone 8.1 rodando no Lumia 520 (Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)
Windows Phone 8.1 rodando no Lumia 520 (Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Windows Phone, é você? Microsoft prepara celular próprio

Segundo as fontes do Windows Central, a Microsoft tem planos de lançar smartphones nos formatos tradicionais. Esses modelos seriam a linha Surface padrão, assim como a Samsung faz com as suas séries S, A e M.

Deste modo, os Surfaces de base seriam a opção para quem quer um smartphone para o uso cotidiano, mas não estaria disposto a investir em um dobrável. Para deixar seus celulares mais atrativos, a Microsoft está desenvolvendo o seu software mobile para ter mais integração com os PCs — assim como a Apple faz entre Macs e iPhones.

Será que em alguns meses, talvez não mais que dois anos, você acessará o Tecnoblog e verá a notícia “Microsoft lança Surface Phone*, linha de smartphones high-end para competir com a iPhone e Galaxy S”?

*Nome fictício

Com informações: Windows Central e Android Police

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados