Windows 7: última atualização grátis traz bug no papel de parede
Papel de parede é substituído por fundo preto em alguns PCs com Windows 7; Microsoft não diz se vai corrigir falha
Papel de parede é substituído por fundo preto em alguns PCs com Windows 7; Microsoft não diz se vai corrigir falha
O Windows 7 perdeu suporte gratuito em 14 de janeiro e recebeu uma atualização cumulativa nesse mesmo dia: ela corrige algumas falhas de segurança e, infelizmente, quebra o papel de parede em alguns PCs. O problema ocorre com quem escolheu a opção Estender (Stretch) para a área de trabalho: o plano de fundo do computador é substituído pela cor preta.
Usuários reclamam no Reddit e no fórum da Microsoft que a atualização KB4534310 do Windows 7 faz o papel de parede sumir após a reinicialização. Isso afeta até mesmo cópias legítimas do sistema e não tem nada a ver com pirataria.
O problema está relacionado à opção Estender (Stretch) para o papel de parede: isso muda as dimensões da imagem para que ela caiba na tela sem cortes, podendo causar distorções. Por padrão, o Windows 7 seleciona a opção Preencher, que ajusta o tamanho da imagem e corta partes dela se necessário.
O Bleeping Computer conseguiu reproduzir esse bug: após selecionar a opção Estender para o papel de parede e reiniciar, a imagem é substituída pela cor preta. Escolhendo qualquer outra opção (Preencher, Lado a Lado etc.), tudo permanece normal.
Ainda não sabemos se a Microsoft vai corrigir esta falha para todo mundo, já que o Windows 7 perdeu suporte gratuito. O sistema continuará distribuindo atualizações até janeiro de 2023, mas apenas para as empresas que pagarem — o custo chega a US$ 200 por PC por ano.
Há uma solução paliativa: tirar um print da imagem na opção Estender e selecionar a captura de tela como papel de parede. É assim:
O processo é inconveniente e, se você mudar a resolução da tela, terá que repetir os passos. Vamos torcer que a Microsoft resolva isso em breve.
Com informações: Bleeping Computer.