Lançado em 2016, o iPhone 7 concentrou as novidades por dentro do smartphone, com câmera melhor, um novo botão home e a falta da entrada para fones de ouvido. Ainda pode ser uma boa opção se você quer um iPhone e não tem muito para gastar no momento.
O celular chega com tela Retina IPS LCD de 1334×750 pixels, que tem ótimo brilho e cores equilibradas. De fábrica, o iPhone 7 chegou com o iOS 10 e foi atualizado pelo menos até o iOS 14.
Com câmera de 12 megapixels na traseira e f/1,8, o smartphone entrega fotos que se espera de um iPhone, com boa definição até em fotos noturnas. Mas é só isso: não tem zoom de 2x ou lente ultrawide, que foram incorporadas só a partir do iPhone XS.
No desempenho, ainda que seja um celular de quatro anos, o iPhone 7 não deve sofrer no dia a dia, já que o A10 Fusion continua bom. Mas fica o alerta: ele pode não durar outros quatro anos na sua mão sem engasgar.
Nos iPhones mais antigos, a bateria pequena, nesse caso de 1.960 mAh, costumava aguentar o dia inteiro com certa dificuldade; a autonomia maior ficava para os modelos Plus.
Por fora, o iPhone 7 é resistente à água e poeira, traz sistema de alto-falantes estéreo, autenticação por Touch ID e está disponível nas cores preto brilhante, preto, rosa, dourado e prata, nas versões de 32 GB, 128 GB e 256 GB de armazenamento. Lançado por R$ 3.499, o smartphone já foi visto por menos de R$ 2 mil no varejo.