Qual a diferença entre o iPhone 7 Plus e o 8 Plus?

Descubra qual é a diferença entre o iPhone 7 Plus, o topo de linha da Apple em 2016, e o 8 Plus, o segundo mais potente de 2017

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
iPhone 7 Plus e 8 Plus / diferença iphone 7 plus e 8 plus

O iPhone 7 Plus foi lançado em setembro de 2016, já o iPhone 8 Plus foi introduzido em setembro de 2017. Embora sejam bem semelhantes em design e tamanho, eles possuem diferenças consideráveis, por se tratarem de iPhones de gerações diferentes.

As diferenças entre o iPhone 7 Plus e o 8 Plus

No design, os aparelhos são absolutamente idênticos. Tanto o iPhone 7 Plus quanto o iPhone 8 Plus possuem a mesma aparência, contam com o botão Home frontal com Touch ID, e o mesmo corpo em alumínio de peça única. A diferença significativa nesse aspecto é o peso: enquanto o iPhone 7 Plus possui 188 g, o iPhone 8 Plus pesa 202 g.

A tela também é quase exatamente a mesma nos dois modelos: um display LCD IPS de 5,5 polegadas, com proporção 16:9, resolução de 1.920 x 1.080 pixels (401 ppi) e suporte ao recurso 3D Touch, que habilita funções diferentes de acordo com o toque.

A vantagem do 8 Plus sobre o 7 Plus é o fato de sua tela ter acesso à tecnologia True Tone, que ajusta o nível de cores automaticamente, conforme a iluminação ambiente.

Na parte das câmeras, temos um conjunto principal duplo bem parecido em ambos celulares: um sensor de 12 megapixels, com abertura f/1,8 e estabilizador óptico de imagem, e outro também de 12 megapixels, mas com abertura f/2,8 e zoom óptico de 2x. A diferença é que no iPhone 8 Plus, ambos sensores possuem autofoco com detecção de fase, recurso presente apenas no sensor principal do iPhone 7 Plus.

Tanto o iPhone 7 Plus como o iPhone 8 Plus são capazes de filmar em 4K, mas apenas o modelo de 2017 suporta fazê-lo em 60 fps, contra os 30 fps do modelo anterior. A câmera selfie é a mesma: 7 megapixels, abertura f/2,2 e que filma em 1080p a 30 fps.

iPhone 7 Plus / diferença iphone 7 plus e 8 plus
iPhone 7 Plus

É no desempenho que residem as principais diferenças. O iPhone 7 Plus veio equipado com um processador Apple A10 Fusion, um quad-core de 16 nanômetros, enquanto o iPhone 8 Plus trouxe o Apple A11 Bionic, um hexa-core de 10 nanômetros. Embora não seja muito mais potente que seu antecessor, o A11 implementou uma série de recursos, especialmente voltados à IA e redes neurais.

Os dois contam com 3 GB de RAM; as opções de espaço interno eram 32, 128 ou 256 GB no iPhone 7 Plus, e 64 ou 256 GB no iPhone 8 Plus.

A bateria também é bastante diferente entre os modelos. A presente no iPhone 7 Plus possui 2.900 mAh, e embora a presente no iPhone 8 Plus seja sensivelmente menor (2.691 mAh), ela trouxe o recurso de carregamento por indução, sendo compatível com carregadores sem fio que utilizam o padrão Qi.

O sistema operacional com que ambos saíram da caixa também foi diferente. O iPhone 7 Plus chegou rodando o iOS 10, enquanto o iPhone 8 Plus chegou com o iOS 11. De qualquer forma, ambos hoje são compatíveis com o iOS 12, a versão mais recente.

Apple / iPhone 8 Plus / diferença iphone 7 plus e 8 plus
iPhone 8 Plus

Por fim, o preço. O iPhone 7 Plus está disponível hoje no Brasil com um preço sugerido de R$ 3.799 no modelo com 32 GB, enquanto o iPhone 8 Plus sai por R$ 4.599 na versão com 64 GB (note que o iPhone 8 Plus não tinha um modelo equivalente de 32 GB).

Embora a diferença entre os aparelhos seja considerável, e ambos possuam respectivamente quase três e dois anos de idade, tanto o iPhone 7 Plus quanto o iPhone 8 Plus são excelentes smartphones, que não perdem em quase nada em comparação a modelos premium mais recentes, e que permanecerão atualizados por bastante tempo, graças à política da Apple de liberar updates do iOS por vários anos seguidos a gadgets.

Receba mais sobre iPhone 7 Plus na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados