O que faz o Smart HDR das câmeras do iPhone? Saiba as diferenças entre as versões

Entenda como funciona o Smart HDR, recurso de fotografia computacional do iPhone que equilibra a iluminação e os detalhes das fotos

Emerson Alecrim Paulo Higa
Por e
App de câmera no iPhone XS Max (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
App de câmera no iPhone XS Max (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Smart HDR é uma tecnologia de fotografia computacional que melhora parâmetros como cor e contraste em fotos, atuando como um HDR inteligente. O recurso foi lançado pela Apple junto com as câmeras dos iPhones XS, XS Max e XR. A tecnologia é atualizada desde então para funcionar com os iPhones sucessores.

Como funciona o Smart HDR no iPhone?

Por ser uma tecnologia de fotografia computacional, o Smart HDR usa aprendizagem de máquina para otimizar fotos com alto alcance dinâmico (HDR). Imagens com essa característica têm um nivelamento entre os tons mais claros e escuros que ressalta detalhes, mesmo quando a luminosidade da cena é baixa.

Fotos são geradas quando a luz captada pela lente é direcionada ao sensor da câmera. Nesse processo, a imagem ou partes dela podem ficar escuras por causa das condições ambientais. Normalmente, câmeras com modo HDR combinam três fotos com exposições diferentes para eliminar ou atenuar o problema.

O Smart HDR dos iPhones vai além, pois tira até nove fotos com exposições distintas, em vez de apenas três. Na sequência, elas são analisadas pelo processador de imagem, que então combina as melhores partes para formar uma imagem única, mas com maior equilíbrio de cores, contraste e brilho.

Sem Smart HDR no iPhone 12 Mini (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Sem Smart HDR no iPhone 12 Mini (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Com Smart HDR no iPhone 12 Mini (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Com Smart HDR no iPhone 12 Mini (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Qual é a diferença entre HDR, HDR Automático e HDR Inteligente?

A tecnologia de HDR nas câmeras do iPhone foi aprimorada ao longo das gerações da linha, trazendo as seguintes características:

  • HDR: primeiro modo de amplo alcance dinâmico nas fotos do iPhone, podia ser ligado e desligado manualmente no aplicativo de câmera. Foi lançado em 2010, no iPhone 4, junto com iOS 4.1;
  • HDR Automático: o Auto HDR analisa as condições de luminosidade do ambiente para que o próprio celular decida quando ativar o HDR. Surgiu em 2014, junto com o lançamento do iOS 7.1 para o iPhone 5s;
  • HDR Inteligente: o Smart HDR faz ajustes de alcance dinâmico mais precisos nas imagens com base em aprendizagem de máquina. Surgiu em 2018, com o iOS 12, para os modelos iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR.

Qual é a diferença entre Smart HDR 2, Smart HDR 3 e Smart HDR 4?

O Smart HDR recebeu atualizações da Apple em novas gerações de iPhones. As diferentes versões do Smart HDR trouxeram as seguintes melhorias:

  • Smart HDR 2: a segunda versão aprimora o uso de aprendizagem de máquina para gerar imagens com mais realces e detalhes de sombra. Surgiu em 2019, no iOS 13.2 para iPhone 11, junto com o recurso Deep Fusion;
  • Smart HDR 3: acrescenta um algoritmo para deixar as imagens com tons mais naturais, eliminando artefatos e imperfeições que surgiam nas versões anteriores da tecnologia. Foi introduzida em 2020, no iPhone 12 com iOS 14;
  • Smart HDR 4: melhora cor, contraste e iluminação para cada pessoa na cena, reconhecendo até quatro indivíduos. Também aprimora o Modo Noite. Surgiu em 2021, no iPhone 13 com iOS 15, e foi mantido no iPhone 14.
Foto com o iPhone 14 Pro, que tem Smart HDR 4 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Foto com o iPhone 14 Pro, que tem Smart HDR 4 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Quais iPhones têm Smart HDR?

Os iPhones lançados a partir de 2018 têm câmeras com Smart HDR. A lista de modelos com suporte ao recurso inclui:

  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11 Pro Max
  • iPhone 12 Mini
  • iPhone 12
  • iPhone 12 Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone SE (2020 e 2022)
  • iPhone 13
  • iPhone 13 Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Plus
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max
Câmeras traseiras do iPhone 14 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Câmeras traseiras do iPhone 14 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como ativar ou desativar o HDR Inteligente?

O Smart HDR vem ativado por padrão. Em um iPhone 12 ou anterior, o recurso pode ser desativado indo em “Ajustes” e “Câmera”. Ali, role a tela até encontrar a opção “HDR Inteligente” e desmarque-a.

Desativando o Smart HDR no iPhone (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Desativando o Smart HDR no iPhone (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Para quem tem um iPhone 13 ou posterior, o Smart HDR não pode ser desativado manualmente.

Quando o Smart HDR foi lançado?

O Smart HDR foi anunciado em setembro de 2018 por Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple, durante o evento de apresentação da linha iPhone XS. O executivo declarou que a então novidade tornava “mais fácil do que nunca tirar fotos para obter belos resultados”.

Phil Schiller anunciando o Smart HDR e outros recursos de câmera do iPhone XS (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Phil Schiller anunciando o Smart HDR e outros recursos de câmera do iPhone XS (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Na época, a Apple anunciou a sua tecnologia de HDR como parte de uma série de aprimoramentos da experiência de fotografia no iPhone. O recurso foi apresentado junto com um sistema duplo de câmeras com 12 megapixels que inclui estabilização óptica e um sensor que capta mais luz por ter pixels maiores.

Embora o Smart HDR tenha sido destacado para o iPhone XS e o iPhone XS Max, o recurso também apareceu no iPhone XR, modelo mais simples revelado no mesmo evento.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados