Galaxy S23 e outros celulares não terão Super HDR, que melhora o Instagram

Fabricante confirmou que recurso será exclusivo para a linha Galaxy S24 e modelos futuros. Expectativa era que Super HDR chegasse com One UI 6.1

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 3 semanas
Galaxy S23 Ultra: Brasil ainda aguarda por One UI 6 e Android 14
Galaxy S23 Ultra tem uma das melhores telas do mercado, mas não suporta Super HDR (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Resumo
  • A Samsung confirmou que o recurso Super HDR, estreia do Galaxy S24, não será disponibilizado para outros modelos, incluindo o Galaxy S23, Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5.
  • O Super HDR proporciona imagens e vídeos com maior brilho, ampla gama de cores e contraste acentuado, mas requer compatibilidade específica de tela e processador.
  • Apesar dos modelos anteriores terem display OLED e suporte para HDR, o processador do Galaxy S23 não suporta o Super HDR, e a tela precisa ter suporte específico, impedindo adaptações para modelos mais antigos.

A Samsung confirmou que o recurso de Super HDR, lançado com o Galaxy S24, não será liberado para outros celulares. A declaração feita pela fabricante acaba com as expectativas de que a tecnologia chegue às linhas do Galaxy S23, Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5. Eles são modelos premium lançados em 2023. O recurso permite, entre outras coisas, publicar imagens de alta qualidade e riqueza de detalhes no Instagram.

A tecnologia HDR – sigla em inglês para Alto Alcance Dinâmico – entrega maior brilho, maior gamas de cores e maior contraste em vídeos e imagens. Para suportar essa tecnologia, a tela precisa ser compatível com a tecnologia. A confirmação da exclusividade foi publicada no fórum oficial da Samsung na semana passada.

Apesar de ter display OLED, suporte para HDR e câmeras de alta resolução, o Galaxy S23 não tem um processador capaz de lidar Super HDR. Fora isso, a tela do dispositivo também precisa ter o suporte específico para Super HDR — ou seja, a Samsung não pode fazer gambiarras para levar o recurso para dispositivos mais velhos e com display HDR.

Linha Samsung Galaxy S24 (imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Smartphones Galaxy S24 são os únicos celulares da Samsung com suporte para Super HDR (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Super HDR era esperado com One UI 6.1

Na semana passada, a Samsung liberou globalmente a One UI 6.1 para a linha Galaxy S23, Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5. Era esperado que a atualização da interface, responsável por levar o Galaxy AI para esses smartphones, traria o Super HDR para esses modelos. No entanto, o update ficou “devendo” essa.

O Super HDR, que é baseado em uma tecnologia do Google, é o responsável por melhorar a qualidade das imagens do Instagram no Galaxy S24. O smartphone da Samsung estreou o suporte para fotos com qualidade HDR na rede social — antes do lançamento, a plataforma já permitia publicar vídeos com esse recurso.

Assim, quem tem um Galaxy S24 — independente da versão — poderá subir imagens com maior volume de cores, mais brilho e contraste, sem perder qualidade. Esse recurso foi liberado para os iPhones no início de março.

Relembre o lançamento do Galaxy S23

Receba mais sobre Samsung Galaxy S24 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados