Câmera do celular não foca; o que fazer para corrigir problemas?

Dificuldade de foco pode prejudicar a qualidade da imagem, resultando em fotos embaçadas; veja como melhorar a nitidez ao fotografar e filmar com a câmera do seu celular

Ana Marques
Por
• Atualizado há 9 meses
Samsung Galaxy A52 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
App de câmera do Samsung Galaxy A52 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Problemas com foco na câmera do celular podem ser causados por lentes sujas, falta de atualização de software ou por alguma configuração inadequada, entre outros fatores. Isso acabando gerando fotos embaçadas, com cores lavadas e baixo contraste. Se você já reiniciou o smartphone e continua com dificuldades para obter fotos nítidas, veja 7 dicas que podem ajudar a evitar o desfoque indesejado.

1. Limpe as lentes do celular

Lentes sujas, com poeira ou excesso de impressões digitais, podem atrapalhar o foco da câmera. Por isso, sempre que for fotografar, certifique-se de limpar as lentes da câmera ou celular de forma adequada para evitar arranhões e outros danos.

As fabricantes de celulares recomendam o uso de um pano macio e sem fiapos para este fim. Você pode usar um pano especial para limpeza de lentes, um pano de microfibra ou uma blusa flanelada para limpar a área externa da lente com movimentos suaves.

O uso de produtos de limpeza doméstica, como alvejantes e água sanitária, e de ar comprimido é contraindicado, segundo o suporte da Apple e as orientações da Samsung.

Marcas de impressão digital na lente da câmera do iPhone (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)
Marcas de impressão digital na lente da câmera do iPhone (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

2. Revise as opções de foco

Rastreamento de foco em celulares Samsung Galaxy

Celulares Samsung Galaxy têm uma opção de rastreamento de foco automático que pode causar lentidão para trocar o assunto da foto. Você pode desativar esse recurso nas configurações da câmera, como mostra o passo a passo abaixo:

  • Abra o app de câmera do celular Galaxy e toque no ícone de engrenagem (menu de configurações)
  • Procure a opção “Rastreamento de foco automático” e toque sobre a chave para desativá-la.
Desativando o rastreamento de foco no Samsung Galaxy (Imagem: Reprodução/Samsung)
Desativando o rastreamento de foco no Samsung Galaxy (Imagem: Reprodução/Samsung)

Bloqueio de foco AE/AF no iPhone

No iPhone, confira se o bloqueio de foco AE/AF foi ativado por engano. Isso acontece ao pressionar o dedo na tela até que o quadro amarelo de foco se movimente por duas vezes. Ao fazer o bloqueio, a câmera do celular não consegue focar em outros objetos ou pessoas com proximidades diferentes.

Para desativar o bloqueio de foco AE/AF, basta tocar novamente na tela.

Bloqueio de foco no iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)
Bloqueio de foco no iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)

Use o foco manual

Em todos os celulares, você também pode recorrer ao foco manual para ter maior precisão de foco. Para isso, com o app de câmera aberto, aponte a lente para o assunto e, em seguida, toque na tela – em cima da área que deseja focar.

O foco manual pode ajudar a fazer fotos criativas ao encontrar diferentes perspectivas, deixando um assunto de fundo em foco e desfocando um objeto mais próximo da lente, por exemplo.

Usando o foco manual no iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)
Usando o foco manual no iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)

3. Alterne entre as lentes

Se o seu smartphone tem múltiplas câmeras, é importante entender a diferença entre os tipos de lente e sensores para fazer a melhor escolha em cada cena e evitar problemas com o foco.

As lentes macro com distância focal curta precisam estar mais próximas do assunto para focar em detalhes e entregar melhor nitidez de imagem. Já lentes teleobjetivas, com maior distância focal, permitem zoom óptico para encontrar foco em assuntos distantes sem perda significativa de qualidade.

Geralmente, as lentes macro dedicadas presentes em smartphones de entrada e intermediários têm sensores com resolução limitada e abertura de lente menor, o que gera problemas com ruído e dificuldade de foco, especialmente em ambientes de baixa luminosidade.

As quatro lentes do Samsung Galaxy M31
As quatro lentes do Samsung Galaxy M31 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

4. Recorra à estabilização em vídeos

Se o seu celular conta com recursos de estabilização, é importante verificar se eles estão ativos no modo de câmera escolhido.

A estabilização eletrônica de imagem (EIS) é comumente usada em vídeos para evitar imagens tremidas e borrões, mas também é possível recorrer à estabilização óptica (OIS) ou à estabilização de sensor (IBIS) ou sensor-shift, presente em celulares avançados.

Geralmente, é possível identificar se a estabilização está ativa por um ícone no topo ou base do aplicativo de câmera.

Ícone de superestabilização no app de câmera da Samsung (Imagem: Reprodução/Samsung)
Ícone de superestabilização no app de câmera da Samsung (Imagem: Reprodução/Samsung)

Alguns modos específicos, como a gravação de vídeo em 8K no em celulares Samsung compatíveis, desativam a superestabilização de imagem – nesses casos, o mais indicado é usar um tripé para evitar imagens desfocadas.

5. Redefina as configurações da câmera

Redefinir as configurações da câmera do smartphone pode corrigir instabilidades e eventuais ajustes problemáticos que possam atrapalhar o foco.

Em celulares Android, é possível fazer isso ao acessar o menu de configurações da câmera e procurar a opção “Redefinir” ou “Restaurar configurações padrão”.

No iPhone, os ajustes são redefinidos sempre que a câmera é fechada e aberta novamente, exceto quando a opção “Preservar Ajustes” está ativada. Para verificar esta configuração, acesse “Ajustes” > “Câmera” > “Preservar Ajustes”.

6. Atualize o software

O problema de foco da câmera do celular pode estar atrelado a um software desatualizado. Se a falta de foco ocorre no app nativo do smartphone, tente atualizar o sistema operacional para corrigir possíveis bugs.

Para atualizar o iOS, acesse os “Ajustes” do iPhone > “Geral” > “Atualização de software”. Temos também um tutorial que ensina como atualizar o Android.

Se o problema acontece em um app específico, como o Instagram ou o TikTok, por exemplo, tente atualizar o aplicativo na Google Play Store ou App Store.

7. Desinstale apps de terceiros

O problema com foco na câmera pode ser causado por interferência de apps de terceiros, mesmo que ele também afete a câmera nativa em modo normal.

Para confirmar essa possibilidade, a Samsung recomenda verificar o app de câmera ao usar o Modo de Segurança no Android. O Google também traz essa orientação na página de suporte de smartphones Pixel.

Caso o foco funcione normalmente em modo de segurança, você deve tentar desinstalar aplicativos recentes até eliminar os conflitos.

O que fazer se a câmera ainda não foca?

Se os ajustes de software não resolveram, os motivos para a falta de foco da câmera podem estar relacionados a alguma condição anormal de hardware, incluindo problemas no sensor de imagem ou à capacidade de processamento do aparelho.

Assim, a recomendação é entrar em contato com a assistência técnica para uma avaliação.

Caso você opte por outro aparelho, tenha em mente que alguns celulares contam sistemas avançados de foco automático e recursos de fotografia computacional que ajudam a tirar fotos nítidas mesmo em ambientes com pouca luz.

Outros problemas com a câmera do smartphone

Como tirar água da câmera do celular?

Ao usar o celular no banho ou na piscina, é possível que as lentes fiquem embaçadas devido ao vapor d’água. Um truque para remover a água da câmera do celular é utilizar um outro smartphone com flash de luz amarela (quente), mantendo a luz apontada para a lente embaçada por cerca de 1 hora.

Evite usar materiais abrasivos para secar o celular e em nenhuma hipótese utilize secador de cabelo com ar quente para remover o vapor. Veja outras dicas sobre o que fazer quando o celular cai na água.

Por que a câmera do celular fica tremendo?

A câmera do celular pode tremer devido a um bug no software. Tente redefinir a câmera ou restaurar as configurações gerais do celular, caso o erro seja persistente.

Esse problema já foi identificado em algumas versões do iOS e corrigido com atualizações enviadas pela Apple. Verifique se há novas atualizações do sistema a serem instaladas.

Quando o problema é no hardware, o mais indicado é procurar uma assistência técnica autorizada. Alguns canais recomendam a abertura da parte frontal do aparelho para a inserção de um ímã na câmera, mas esse procedimento pode danificar o celular. Sendo assim, não recomendamos a tentativa.

O que fazer quando a foto fica embaçada?

Se você já registrou uma foto importante, mas percebeu que ela ficou embaçada depois da captura, é possível recorrer a aplicativos de edição de imagens para ajustar os níveis de nitidez, cores e contraste. Dependendo do desfoque, é possível corrigir a cena e obter um resultado aceitável para compartilhar em mensageiros e redes sociais.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Lente na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados