Como ler QR Code no celular com Android

Saiba como ler QR Code em um celular Android; recurso vem embarcado nativamente na câmera do aparelho para facilitar o uso

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano
QR Code (Imagem: Pixabay/Pexels)
QR Code (Imagem: Pixabay/Pexels)

Os QR Code facilitam o acesso a documentos, sites, cardápios online ou simplesmente agilizam pagamentos em lojas e restaurantes. A maioria das fabricantes de celulares Android já permitem que os usuários façam a leitura desses códigos nativamente, sem a necessidade de apps de terceiros. Abaixo, vou te mostrar como fazer isso.

Tempo necessário: 1 minuto

Como o intuito do QR Code é facilitar a vida das pessoas, o processo para lê-lo não poderia ser difícil, não é mesmo? Veja abaixo:

  1. Faça a leitura:

    Abra o aplicativo de câmera e aponte a câmera para o QR Code que deseja ler. Feito isso, toque no ícone de QR Code exibido na tela;

  2. Acesse o conteúdo:

    O celular vai mostrar para qual endereço aquela imagem está redirecionando. Toque no ícone de corrente para abri-lo no navegador ou no quadrado para copiá-lo.

Lendo QR Code no celular Samsung

  1. Abra o aplicativo de câmera;
  2. Aponte a câmera para o QR Code e aguarde a leitura;
  3. Assim que o software identificar o conteúdo, toque em “Exibir opções”;
  4. Toque em “Abrir no navegador” para acessar o site ou em “Copiar” para enviar o link para a área de transferência;
  5. Se o celular não conseguir realizar a leitura, é possível que a opção esteja desativada. Para resolver isso, toque no ícone de engrenagem no canto superior esquerdo e depois ative a “barrinha” ao lado de “Ler códigos QR”.

Leia QR Code de Pix direto pela câmera do Galaxy

Os celulares da Samsung também conseguem ler QR Code de Pix pelo aplicativo da câmera. A função, disponível desde 2021, facilita pagamentos e transferências feitos pela plataforma do Banco Central (BC), já que elimina a necessidade de abrir primeiro o app da instituição financeira.

Funciona assim: basta iniciar a câmera do celular e apontar para o código. Em seguida, um pop-up informará que identificou um QR Code para Pix. Após apertar o botão “Continuar”, é só escolher um banco elegível para ser levado ao app e concluir a transação.

Leitura de QR Code para Pix através do app Câmera para celulares Samsung Galaxy (Imagem: Reprodução/Samsung)
Leitura de QR Code para Pix em celulares da Samsung (Imagem: Reprodução/Samsung)

Lendo QR Code no celular Xiaomi

  1. Abra o aplicativo de câmera;
  2. Aponte a câmera para o QR Code e aguarde a leitura;
  3. Toque no pequeno ícone de QR Code no canto inferior direito;
  4. O software vai mostrar para qual endereço a imagem está redirecionando. Toque em “Ir ao website” para acessar o conteúdo;
  5. Se a leitura não for realizada normalmente, toque no menu (três linhas empilhadas) no canto superior direito e depois em “Configurações”;
  6. Ative a chavinha ao lado de “Digitalizar códigos QR” para habilitar o recurso.

Como criar seu próprio QR Code

A internet abriga diversos sites gratuitos que permitem criar QR Codes. Além de gerar a imagem, eles também oferecendo opções de personalização, podendo mudar a cor do código, criar etiquetas e até incluir um logotipo da sua empresa, se assim desejar.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre QR Code na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados