4 sites gratuitos para criar o seu próprio QR Code

Gerando códigos para vários objetivos; veja abaixo alguns sites gratuitos que te permitem criar o seu próprio QR Code

Amanda Machado
Por

Você já deve ter parado para pensar em como criar um QR Code. Desenvolvido no Japão, o Quick Response Code foi uma tentativa de substituir os códigos de barra em algumas situações. Ainda hoje é bastante usado para compartilhar dados rapidamente, principalmente via celulares como contatos de redes sociais. Aqui, vou te explicar como você pode criar o seu próprio QR Code a partir de sites gratuitos. Vamos lá? ✌️

imagem de celular com um qr code na tela
Como criar o seu próprio QR Code [Sites gratuitos] (Imagem: Pixabay / Pexels)

O QR Code nada mais é do que um código de barras estilizado, que qualquer câmera presente em um celular consegue reconhecer e extrair os dados contidos. No passado, apps específicos para a leitura dos códigos eram necessários, o que não é mais o caso. Muitos aparelhos já são capaz de ler um QR Code, bastando apenas apontar o celular.

E a facilidade também está presente no desenvolvimento de um QR Code. Hoje, existem vários sites gratuitos que te permitem criar um QR Code do zero e bem rápido. Olha só algumas opções disponíveis que separei aqui:

1. QR Code Generator

O site permite várias personalizações no QR Code. (Imagem: Reprodução / QR Code Generator)

Um dos sites para a criação de QR Codes mais completos, além de gratuito, é o QR Code Generator, que oferece uma série de opções de customização. Com ele, você pode mudar a cor do código, criar etiquetas personalizadas e até incluir um logotipo de sua empresa, se assim desejar.

Ele é bem fácil de ser usado e, após a criação e personalização da forma que quiser, é só apertar o botão Download. Vale ressaltar que alguns recursos de edição exigem um cadastro, que também é bem tranquilo de ser feito, e o site também conta com outros planos pagos mais completos.

👉 Link para o site

2. QR Code Fácil

O QR Code Fácil tem um plano gratuito, mas com limitações. (Imagem: Reprodução / QR Code Fácil)

Também bem intuitivo e simples, o QR Code Fácil permite a geração e personalização de QR Codes. É possível alterar o fundo, as cores, o formato da imagem e inserir um logotipo, assim como o Generator mencionado acima.

O QR Code Fácil tem o plano Basic que é gratuito, mas possui um limite de cinco criações por dia. De qualquer forma, caso você tenha uma demanda maior, o site oferece mais três planos, o Personal, Profissional e Business.

👉 Link para o site

3. QR Code Plus

Essa é uma opção mais simples, mas que possui planos pagos com outros recursos. (Imagem: QR Code Plus)

O QR Code Plus é mais simples que os outros sites sugeridos aqui neste texto. Ele apenas permite a geração rápida do QR Code, sem personalizações. Mas, mesmo assim, cumpre o seu papel, não é mesmo? O interessante é que essa versão gratuita permite a criação ilimitada de QR Codes, o que se torna uma boa solução.

Mas, se em todo caso a sua intenção é a personalização do código, o site oferece três planos pagos com vários outros recursos de edição liberados: Starter, Advanced e Solutions.

👉 Link para o site

4. Canva

A geração de código QR no Canva também é mais simples, mas eficiente. (Imagem: Reprodução / Canva)

O Canva e suas mil e uma possibilidades. 😆 A ferramenta, além de todos os recursos de edição de imagens, vídeos e criação de tamplates, por exemplo, também permite a geração de código QR e segue a linha de simplicidade do site QR Code Plus.

A facilidade é que você já pode inserir o QR Code no design que está criando na ferramenta, sem precisar baixar de outro lugar. Lembrando que o Canva tem a versão gratuita, mas também a Premium que libera novos recursos e templates.

👉 Link para o site

Utiliza outro site para criar QR Code? Conta aqui nos comentários! 😄