Como criar e personalizar sua tag de nome do Instagram

Tutorial ensina a criar sua tag de nome no Instagram para compartilhar o perfil usando um QR Code exclusivo da rede social

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Ilustração mostra um exemplo de nome de tag do Instagram
Saiba como criar um QR code exclusivo para o seu perfil no Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A tag de nome do Instagram é uma ferramenta para compartilhar seu perfil com outras pessoas usando um QR code exclusivo da rede social. O Instagram permite criar a tag de nome pelo próprio aplicativo.

Ao criar a tag de nome do Instagram, também dá para mudar o fundo com um emoji, cor, imagem ou selfie. Depois, é só compartilhar com outra pessoa.

Essa tag do Instagram funciona como um cartão de visitas. Qualquer pessoa que escanear o QR code exclusivo da rede social é levado diretamente ao seu perfil.

A seguir, veja como criar e personalizar sua tag de nome no Instagram:

1. Acesse seu perfil no Instagram

Use o seu celular Android ou o seu iPhone para abrir o aplicativo do Instagram. Toque no ícone com a sua foto, no canto inferior direito da tela, para acessar seu próprio perfil na rede social.

Captura de tela do aplicativo do Instagram usa seta para indicar como acessar o perfil do usuário na rede social

2. Acesse “QR code” para abrir sua tag de nome do Instagram

Toque no ícone com três riscos na horizontal, no canto superior direito, para abrir o menu do Instagram. Depois, toque na opção “QR code” para criar sua tag de nome do Instagram.

Capturas de tela do aplicativo do Instagram usam setas para indicar como acessar a opção QR code

3. Personalize sua tag de nome do Instagram

Para personalizar sua tag de nome no Instagram, escolha um estilo tocando na parte superior da tela. Depois, toque no plano de fundo para editar ou siga as instruções do app. Conheça os estilos de personalização da tag de nome do Instagram:

  • Emoji: escolha um emoji para ser exibido como fundo da sua tag;
  • Selfie: tire uma selfie com filtro para ter a imagem reproduzida no fundo da tag de nome;
  • Imagem: escolha uma imagem disponível na galeria do seu telefone para ser o background da sua name tag;
  • Cor: escolha uma cor pré-definida pelo Instagram para ser o fundo do seu cartão de visita.

Por fim, toque no “X”, no canto superior esquerdo, para concluir a personalização e voltar para o seu perfil do Instagram.

Capturas de tela do aplicativo do Instagram mostram como costumizar a tag de nome

Dá para personalizar o nome que aparece na tag do Instagram?

A sua tag de nome está vinculada ao seu nome de usuário do Instagram (a arroba de identificação na rede social). Então, caso queira usar outra tag de nome, você tem que mudar o nome de usuário do Instagram.

Posso imprimir a tag de nome do Instagram?

Você pode salvar a tag de nome do Instagram na galeria do seu telefone e, depois, imprimir o QR code. Vá até o seu perfil na rede social e toque no botão “Compartilhar perfil”. Depois, selecione a opção “Baixar” e escolha fazer download de uma imagem ou de um arquivo PDF.

Capturas de tela do aplicativo do Instagram mostram baixar o QR code com a tag de nome do perfil

A tag de nome e o link do perfil possuem a mesma função: levar a pessoa para seu perfil no Instagram. Ambos são recomendados para empresas, marcas, influenciadores e profissionais que desejam divulgar sua conta no Instagram.

Entretanto, a tag de nome tem a vantagem de ser como um cartão de visitas personalizado. Sem precisar copiar o link do perfil do Instagram, a pessoa pode usar o celular para escanear o QR code e acessar diretamente seu perfil.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados