Bitrix24: aumente as suas vendas com a ajuda da IA e da automação de processos

No Bitrix24, você pode fazer a sua empresa vender mais combinando inteligência artificial e automação de processos com CRM, gestão de projetos e mais

Conteúdo patrocinado
Por
O Bitrix24 ajuda a aumentar as vendas da sua empresa (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
O Bitrix24 ajuda a aumentar as vendas da sua empresa (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Sistemas para gerenciar o seu negócio existem aos montes. Mas soluções que efetivamente te ajudam a vender mais são raras. A boa notícia é que o Bitrix24 é assim. A plataforma oferece recursos como Automação de Processo Robótico, Gatilhos de CRM e inteligência artificial (CoPilot) para alavancar as suas vendas.

Esses nomes até podem soar complicados, mas a verdade é que eles se referem a mecanismos que te ajudam a tomar decisões, a executar tarefas com precisão, a melhorar a relação com clientes, a agilizar o trabalho de suas equipes, entre outros benefícios.

Tudo isso pode ter um efeito positivo sobre seu volume de vendas, independentemente do ramo de atuação ou do tamanho da sua empresa. Como? É o que você descobrirá a seguir.

Antes, o que é Bitrix24?

O Bitrix24 é uma das mais renomadas plataformas de gestão empresarial do mundo. Com ela, você pode gerenciar a sua empresa de modo totalmente online e de qualquer lugar, seja no computador ou no celular.

A melhor parte é que os recursos oferecidos pelo Bitrix24 são acessados a partir de uma interface intuitiva. Ela está disponível em 18 idiomas, incluindo o português. Graças a esses fatores, o tempo de aprendizagem das ferramentas do Bitrix24 é bastante reduzido na comparação com outras soluções de gestão.

Os recursos da Bitrix24 estão divididos em cinco segmentos principais:

  • CRM: oferece ferramentas para geração de leads, automação de funil de vendas, integração com loja online e mais;
  • Colaboração: tem ferramentas que facilitam o trabalho entre os colaboradores, como bate-papo, videoconferências e reuniões online;
  • Tarefas e projetos: área que permite programar e gerenciar tarefas e subtarefas dos mais diversos tipos;
  • RH e automação: oferece relógio de ponto, definição de turnos, rastreamento de tempo de trabalho, automação de fluxo de trabalho e outros;
  • Sites e lojas: cria sites institucionais ou lojas online sem exigir conhecimentos de programação, oferecendo inclusive integração com o Google Analytics.

Automação de Processo Robótico (RPA) para potencializar as vendas

A Automação de Processo Robótico (RPA) é um dos recursos mais sofisticados do Bitrix24. Com ele, você pode automatizar processos importantes na empresa de modo a concluí-los com mais eficiência. É possível executar processos economizando até 80% do tempo disponível com o uso dessa ferramenta.

Os processos podem envolver as mais diversas necessidades da organização, como pagamento de fornecedores, aprovação de orçamentos de clientes, criação de leads (oportunidades de negócio), antecipação de recebíveis, geração de relatórios de vendas, entre outros.

Frequentemente, os processos consistem em procedimentos indispensáveis para as operações da empresa, mas tomam muito tempo de gestores e colaboradores. E se a execução de processos puder ser feita por um “robô”, de modo que a sua equipe possa se dedicar a outras atividades importantes? É aí que a RPA entra em ação.

Os “robôs” são algoritmos avançados que, após serem configurados por você, executam os processos designados a eles.

Um exemplo simples: imagine que você queira automatizar um processo que consiste em enviar uma pesquisa de opinião ao cliente depois que o produto é entregue a ele.

Basta então ir à área de automação do Bitrix24 e iniciar um fluxo de trabalho. Ali, você pode definir um prazo para a pesquisa ser enviada, designar alguém para analisar os resultados, alertar um departamento específico se o feedback for negativo, acionar uma equipe de relacionamento se a pesquisa não for respondida, e assim por diante.

A configuração de RPA é feita em um editor visual intuitivo, que não requer conhecimentos de programação. Além disso, o tempo necessário para configurar um robô costuma não passar de 30 minutos.

Automação de Processo Robótico no Bitrix24 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Automação de Processo Robótico no Bitrix24 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Gatilhos de CRM: bom relacionamento com clientes é essencial

Os recursos de automação do Bitrix24 vão além da RPA. Também é possível automatizar mecanismos de relacionamento com clientes. São os chamados Gatilhos de CRM.

A área de CRM recebe bastante atenção no Bitrix24 por ser essencial a qualquer negócio. Um bom CRM permite que a sua empresa gere leads, consiga novas vendas com clientes atuais, trace estratégias para reter compradores, crie campanhas de marketing mais eficazes e assim por diante.

Diferentemente da RPA, os Gatilhos de CRM não realizam operações diretamente, mas permitem rastrear ações que servirão de base para a tomada de decisões ou para a adoção de estratégias ligadas ao relacionamento com os clientes.

Suponha que um cliente em potencial solicitou um orçamento. A sua empresa envia o orçamento e aguarda o retorno para executar a próxima ação. Mas o cliente demora a responder. Se você mandar outro e-mail perguntando se o orçamento foi analisado, o cliente poderá se sentir pressionado e desistir do negócio.

Mas, no Bitrix24, você pode criar um gatilho que avisa quando o cliente abre o e-mail. Com base nisso, você pode contatar o cliente no momento ideal para saber se ele tem alguma dúvida, se precisa de mais detalhes ou se algo no orçamento não é de seu agrado.

Esse é só um exemplo de gatilho. Outros incluem ser informado quando um cliente paga uma fatura, acompanhar cliques em links enviados em campanhas de marketing por e-mail, saber da mudança do funcionário responsável por um cliente ou procedimento, entre tantos outros.

Criação de gatilhos no CRM (imagem: divulgação/Bitrix24)
Criação de gatilhos no CRM (imagem: divulgação/Bitrix24)

Note que todos esses gatilhos podem ajudar a sua empresa a potencializar as vendas. Se um gatilho sugere que um cliente desistiu de um orçamento, por exemplo, é possível adotar estratégias rapidamente para convencê-lo a fechar negócio, como revisar a sua proposta ou sugerir novas formas de pagamento.

É fácil criar gatilhos. Você pode começar indo na tela de CRM do Bitrix24 e em Regras de Automação, na lateral direita. Clique em “Criar” e selecione as regras do seu interesse.

Bitrix24 CoPilot: a IA que te ajuda a aumentar as vendas

O Bitrix24 já oferecia diversas ferramentas capazes de tornar as operações do seu negócio mais eficientes, mas estreou mais uma no final de 2023: o CoPilot, inteligência artificial que é um verdadeiro assistente operacional.

Você pode encontrar o CoPilot na ferramenta de bate-papo do Bitrix24. Ali, digite uma pergunta ou peça para a IA realizar uma tarefa, como gerar um e-mail cordial para informar um cliente sobre um pagamento devido. O CoPilot apresentará o resultado em poucos segundos.

O CoPilot também está presente no CRM. Ali, a IA pode gerar ideias para campanhas de marketing, preencher cards de negócios automaticamente e, como grande destaque, fazer transcrições de chamadas. Imagine o tempo que você poupará ao ficar meia hora no telefone com um cliente e, com a transcrição, pegar todos os insights da conversa sem ter que ouvi-la novamente.

Transcrição de chamada com o CoPilot (imagem: divulgação/Bitrix24)
Transcrição de chamada com o CoPilot (imagem: divulgação/Bitrix24)

Como se não bastasse, o CoPilot também está disponível nas áreas de feed, tarefas e sites ou lojas para ajudar na criação de textos elegantes, imagens criativas, traduções internas, entre várias outras possibilidades.

Você pode começar no Bitrix24 com uma conta grátis

Mais de 12 milhões de organizações ao redor do mundo usam a plataforma para gerenciar as suas operações. Se você também quer aproveitar o Bitrix24 para alavancar as suas vendas, saiba que é possível começar com uma conta gratuita.

Saiba também que os planos com mais recursos têm preços a partir de R$ 249 mensais no pagamento anual (inclui cinco usuários) e oferecem um período de teste gratuito de 15 dias para você conhecer na prática tudo o que o Bitrix24 pode fazer pelo seu negócio.

Receba mais sobre Bitrix24 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

O Tecnoblog publica conteúdos patrocinados em diversos formatos, incluindo artigos textuais, vídeos de divulgação e spots em áudio nos podcasts da casa. Todas as peças publicitárias desenvolvidas pela equipe do TB são claramente identificadas como anúncios, de acordo com os padrões definidos no nosso aviso de ética, e o teor dos conteúdos é revisado e aprovado previamente pelo anunciante. As informações e opiniões são de responsabilidade da empresa contratante, mas nos reservamos o direito de recusar campanhas que não estejam de acordo com nossas políticas.

Relacionados