O que é QR Code?

Ele está em todos os lugares, indo de um pagamento via Pix até o menu de restaurantes. Entenda o que é e como funciona o QR Code

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano
O que é QR Code / Tecnoblog
Definição de QR Code (Imagem: Tecnoblog)

Apesar do QR Code ter se tornado uma imagem comum no nosso dia a dia, aparecendo em propagandas, pagamentos via Pix e até mesmo no lugar do menu de restaurantes, ele ainda causa entranhamento, gerando curiosidade sobre o que de fato significa e como funciona. Para que não restem mais dúvidas, abaixo explicamos o que é um QR Code, que tipo de dados ele pode armazenar e onde e como podemos usá-lo.

Criado no começo da década de 90 pelo engenheiro Hara Masahiro para uso interno da Denso Wave, uma fabricante de componentes automotivos integrante do Grupo Toyota, o QR Code nada mais é do que um código de barras bidimensional e estilizado, responsável por armazenar dados que podem ser lidos rapidamente por dispositivos digitais.

Visualmente ele costuma ser representado pela imagem de um quadrado grande composto por pixels preto e brancos, que possui um quadrado menor nos seus cantos superiores e outro no canto inferior esquerdo.

A partir desse desenho padrão, ele pode assumir diferentes combinações de pixels, que formam um determinado código conforme a sua disposição. Cada código pode conter um grande número de dados, que só podem ser acessados através de um dispositivo digital. Ao apontar o dispositivo para o QR Code, o aparelho consegue ler suas informações em frações de segundos, decodificando esses dados para o usuário.

O que é QR Code? / Foto de Kampus Production no Pexels
Papel com QR Code sendo colado em cima de uma caixa de papelão (Imagem: Foto de Kampus Production no Pexels)

A popularização do código

Apesar de ter uma função parecida com a do código de barras convencional, o QR Code surgiu exatamente por causa de uma defasagem encontrada nesse outro tipo de sistema: o fato de ele não conseguir armazenar uma grande quantidade de informações. Nesse sentido, o QR Code pode conter muito mais dados do que um código de barras tradicional, o que também faz aumentar consideravelmente as suas possibilidades de uso.

Sua popularização, porém, só foi possível porque, desde quando foi criado, o QR Code não teve sua patente reivindicada pela Denso-Wave, que optou por manter seu código aberto, permitindo assim que ele pudesse ser utilizado por qualquer pessoa, marca ou empresa que assim desejasse.

Diante desse uso cada vez mais frequente, surgiu também a necessidade de que os celulares, que se tornaram os dispositivos mais comuns para a leitura do código, conseguissem fazer essa decodificação de maneira ainda mais rápida e fácil. Para isso, os aparelhos mais novos passaram a contar com esse tipo de leitor já embutido em sua câmera – algo que até então só podia ser feito mediante um app específico de leitura.

QR Code em maquininha da Rede (imagem: Itaú)
QR Code em maquininha da Rede (imagem: Itaú)

O que o QR Code consegue ler

Mas afinal, que dados são esses que esse código consegue ler?

O QR Code consegue guardar dados que podem ir desde uma URL, até mais de 4 mil caracteres alfanuméricos ou até mesmo um número de telefone, características essas que o tornam um sistema muito prático de ser usado no dia a dia para os mais diferentes fins.

Atualmente, por exemplo, é possível encontrar um QR Code no lugar do menu de um restaurante, usando-o assim para acessar seu cardápio virtual. Da mesma forma, é possível utilizá-lo em campanhas publicitárias, direcionando o público para a URL desejada.

Além disso, é possível imprimi-lo no cartão de visitas de um profissional para que o cliente consiga acessar seu portfólio, deixá-lo à vista em um terminal turístico para passar informações relevantes aos visitantes, apresentá-lo como uma forma de acesso às redes sociais de um contato e usá-lo para a leitura e pagamento de uma conta, mediante um aplicativo de banco ou carteira digital.

Tudo de maneira fácil, rápida e cômoda, bastando que a câmera do celular seja apontada para o código em questão.

Com informações: Kaspersky

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre QR Code na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados