Carteira do Google agora faz pagamentos com QR Code no Brasil

Novidade é compatível com cartões Elo, Visa e Mastercard da maioria dos bancos brasileiros e pode ser usada em maquininhas Cielo, Getnet e Rede

Giovanni Santa Rosa
Por
Pessoa usando um celular para ler o QR Code de uma maquininha de cartão em uma hamburgueria
Carteira do Google agora lê QR Code na maquininha (Imagem: Divulgação/Google)

Pagamentos por aproximação usando o celular são muito práticos, mas o aparelho precisa ter NFC, e nem todos os modelos contam com este recurso. O Google vai tentar contornar isso usando o QR Code. A Carteira do Google ganhou esta opção na terça-feira (14).

O Google diz que esta modalidade de pagamento vai funcionar com cartões Elo, Mastercard e Visa e em maquininhas de empresas como Cielo, Getnet e Rede. A maioria dos bancos brasileiros já é compatível com esta tecnologia, segundo a empresa.

O pagamento com QR Code foi anunciado em junho de 2023. O recurso foi desenvolvido por uma equipe global do Google e chegou primeiro ao Brasil. Por aqui, tentei usar o recurso em um Nokia G60, que tem NFC, mas a opção ainda não apareceu. É possível que a novidade demore alguns dias ou semanas para aparecer no seu celular.

Como pagar por QR Code com a Carteira do Google

  1. Baixe o app da Carteira do Google, se ele ainda não estiver instalado no seu celular.
  2. Adicione seu cartão. É possível fazer isso lendo os dados com a câmera, digitando as informações ou, em alguns casos, usando o app do próprio banco emissor.
  3. Verifique seu cartão, se necessário.
  4. Após fazer uma compra, abra a Carteira do Google e selecione a opção de pagamento por QR Code.
  5. Leia o código que aparece na tela da maquininha.
  6. Escolha o cartão que você quer usar para pagar.
  7. Confirme sua identidade, com senha ou biometria.

Vale dizer que nem todas as maquininhas oferecem a opção de pagamento por QR Code, então é bom perguntar ao vendedor antecipadamente.

Passo a passo de como usar a Carteira do Google para pagar usando QR Code
Passo a passo de como usar a Carteira do Google para pagar usando QR Code (Imagem: Divulgação/Google)

Bancos já oferecem pagamento por QR Code

O pagamento por QR Code em maquininhas de cartão não é uma novidade — ele existe desde antes do Pix, para você ter uma ideia.

Durante a pandemia, a opção se tornou popular com o Caixa Tem, carteira digital que era usada para o pagamento do auxílio emergencial. O app tem um cartão de débito virtual que pode ser usado com a leitura do código.

Outros bancos também adotam o recurso, como Bradesco, Banco do Brasil e PicPay.

Agora, com a Carteira do Google aderindo ao formato, o usuário não vai mais precisar recorrer ao app do banco. Ele pode ter todos os cartões cadastrados em um só aplicativo.

Além disso, os pagamentos com celular ficam disponíveis para mais pessoas. O Google cita números da consultoria IDC, que diz que 60% dos smartphones Android vendidos no Brasil nos últimos três anos não têm NFC, usado nos pagamentos por aproximação.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados