Carteira do Google terá pagamentos com QR Code

Código gerado pelo Google será exibido na maquininha digital. Consumidores poderão escolher entre pagamento à vista e parcelamento.

Thássius Veloso
Por
Logotipo do Google
Evento Google for Brasil acontece em São Paulo (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Direto de São Paulo – O Google anunciou nesta terça-feira (27) que a ferramenta Carteira do Google permitirá pagamentos por QR Code. Desta forma, não será mais necessário o uso da tecnologia de aproximação NFC, que é muito popular, mas ainda não está presente em todos os smartphones com sistema Android.

A empresa informou que a nova função chegará aos usuários “nos próximos meses”, sem especificar uma data. A carteira virtual existe desde julho de 2022 no país.

O gigante de tecnologia fez o anúncio durante o evento Google for Brasil, que reúne clientes e jornalistas em São Paulo. Ele mencionou números da consultoria IDC que atestam que 60% dos smartphones Android vendidos no país nos últimos três anos não contam com a ferramenta.

Em nota divulgada à imprensa, Natacha Litvinov, líder de estratégia e operações de pagamentos do Google para América Latina, disse que “uma parte expressiva da população” acaba excluída dos pagamentos digitais por causa disso.

Fabio Coelho, presidente do Google no Brasil, faz a abertura de evento em São Paulo
Fabio Coelho, presidente do Google no Brasil, faz a abertura de evento em São Paulo (Thássius Veloso/Tecnoblog)

Código na maquininha

A empresa explicou que bastará apontar a câmera do celular – com o app Carteira do Google – para o QR Code exibido na maquininha. O sistema de pagamento vale tanto para cartões de crédito quanto cartões de débito. A autenticação irá acontecer por meio de senha ou de biometria, a depender dos requisitos do emissor do cartão.

O Google estima que o pagamento com QR Code será oferecido numa variedade de estabelecimentos, como lojas de varejo, quiosques e restaurantes. O pagamento poderá ser feito à vista ou em parcelas.

Demonstração da leitura de QR Code no aplicativo Carteira do Google (Imagem: Divulgação/Google)
Demonstração da leitura de QR Code no aplicativo Carteira do Google (Imagem: Divulgação/Google)

Concorrência com outras carteiras e com o Pix

Outros sistemas de pagamento já oferecem pagamento por QR Code. Normalmente a mecânica é a mesma: a maquininha informa um código que precisa ser lido no aplicativo da fintech ou banco digital.

Cabe lembrar ainda que o Pix caiu no gosto do brasileiro. A transferência rápida e gratuita (para pessoas físicas) também funciona por QR Code, além das chaves Pix. No entanto, a cobrança ocorre imediatamente, ao contrário do que foi apresentado pelo Google.

Nesta edição do evento Google for Brasil também foi anunciada a tecnologia de Visualização Imersiva em diversos monumentos e localidades turísticas em cidades brasileiras.

Thássius Veloso viajou para São Paulo a convite do Google

Relacionados