TikTok encerra o Now, sua resposta ao BeReal, porque o conceito “flopou”

Lançado em setembro do ano passado, TikTok Now chegou a rivalizar e tomar público do BeReal; mas, assim como o original, o público perdeu o interesse

Felipe Freitas
Por
TikTok
TikTok comunicou o fim do Now, sua "versão" do BeReal (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Se você abriu o TikTok nesta manhã, pode ter recebido a mensagem informando que o TikTok Now será encerrado. O recurso e “aplicativo” era uma cópia do BeReal, rede social que teve destaque em 2022 e só permite publicar “fotos de agora” e em um momento específico do dia. O TikTok Now teve um tempo de vida de apenas 9 meses — seu lançamento foi em setembro.

No Twitter, usuários da Espanha, Itália e Estados Unidos publicaram as notificações do TikTok informando o fim do Now. Quando estreou, no dia 15 de setembro de 2022, o TikTok Now foi lançado como um recurso dentro do TikTok. Porém, a ByteDance, dona da plataforma, criou um aplicativo exclusivo em alguns países — como foi o caso do TikTok Now no Brasil.

TikTok Now copia o BeReal em mais uma coisa: desinteresse

TiKTok Now é a cópia do BeReal para fazer você criar ainda mais conteúdo / TikTok / Divulgação
TikTok Now teve apenas 9 meses de vida antes de ir de “joga de ladinho” (Imagem: Divulgação / TikTok)

Apesar de ter sido um sucesso em 2022, ganhado o “troféu” app do ano na App Store e considerado como o segundo maior destaque de redes sociais pelo Tecnoblog, o BeReal perdeu o interesse do público tão rápido quanto seu estouro. Logo, sendo uma cópia deste, o TikTok Now agora sofre da mesma moléstia.

Criador de conteúdo Alessandro Antonucci, da Itália, recebeu notificação sobre o encerramento do TikTok Now (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Criador de conteúdo Alessandro Antonucci, da Itália, recebeu notificação sobre o encerramento do TikTok Now (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

De acordo com o New York Times, teve uma queda de 61% dos seus usuários no mês do março quando comparada ao seu recorde. Em outras palavras, correção, em outros números, a rede social teve 6 milhões de usuários, cinco meses depois de atingir o pico de 15 milhões de contas ativas.

E sim, em uma notícia sobre o fim do TikTok Now, é importante contextualizar sobre o BeReal. Afinal, o sucesso do app francês foi o responsável por fazer o Instagram, Snapchat e a ByteDance criarem as suas versões do BeReal. No início, a proposta de publicar fotos de agora, trazendo mais momentos reais, era boa. Porém, o público se cansou.

O TikTok Now ainda permitia a gravação de vídeos de até 10 segundos — o que não foi o suficiente para segurar o público nesse formato. Visto que a ByteDance foi mais rápida e ainda assim descontinuou a sua cópia do BeReal, não será uma surpresa se o Instagram faça o mesmo com o Candid.

Com informações: The Verge

Receba mais sobre TikTok na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados