O BeReal ainda existe – e vai ganhar vídeos curtos e grupos de amigos

Rede social focada em posts autênticos terá grupos para posts e mensagens, além de vídeos curtos para mostrar um pouco mais do dia a dia

Giovanni Santa Rosa
Por
BeReal (Imagem: Josh Withers/Unsplash)
BeReal teve alguma repercussão em 2022 (Imagem: Josh Withers/Unsplash)

O BeReal anunciou duas novas ferramentas no app: RealGroups e Behind the Scenes. Os RealGroups são uma mistura de Close Friends do Instagram com grupo de WhatsApp. Já o Behind the Scenes lembra bastante as Live Photos do iOS.

Vamos começar pelos RealGroups. Eles funcionam um pouco como os Close Friends (ou Amigos Próximos) do Instagram. Assim, ao publicar na rede, você pode escolher se quer que a foto apareça para todos os amigos ou só para um RealGroup.

Esses RealGroups também têm recurso de mensagens, então dá para usá-los como um grupo de WhatsApp, por exemplo. Como o aplicativo tem todo o discurso de conexões verdadeiras, você só pode ter dois grupos.

Já o recurso Behind the Scenes funciona de maneira parecida às Live Photos do iPhone. Com elas, o app captura um pequeno vídeo, coisa de segundos, antes da foto. A ideia é mostrar um pouco melhor o que estava acontecendo (ou não estava, caso a notificação tenha tocado quando você está em frente ao computador).

Além das duas ferramentas, o BeReal terá a opção de marcar amigos nas fotos e uma retrospectiva de 2023.

Alguém ainda usa o BeReal?

O BeReal ganhou alguma repercussão em 2022, em meio às críticas ao Instagram pela decisão de priorizar vídeos e influenciadores no feed.

A ideia do BeReal é mostrar conteúdo verdadeiro e autêntico. As fotos são feitas na câmera do próprio app e não contam com edição. Só é possível fazer uma publicação por dia, de preferência no momento em que o aplicativo envia uma notificação. Todas as fotos desaparecem depois de 24 horas.

O BeReal foi eleito app do ano para iPhone em 2022 e foi copiado por Instagram e TikTok. De lá para cá, porém, o app parece ter perdido o apelo, e mesmo o clone do TikTok “flopou” e foi descontinuado.

TiKTok Now é a cópia do BeReal para fazer você criar ainda mais conteúdo / TikTok / Divulgação
TikTok Now tentou copiar BeReal, mas teve vida curta (Imagem: Divulgação / TikTok)

Mesmo assim, alguns dados podem dar esperança à empresa. Segundo a Pew Research, 13% dos adolescentes entre 13 e 17 anos dos EUA usam ou já usaram o BeReal. Segundo a Similarweb, a rede tem 16 milhões de usuários ativos mensalmente. Já o Apptopia mostra dados menores, com 8,73 milhões de usuários ativos mensalmente.

Com informações: BeReal, TechCrunch

Receba mais sobre BeReal na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados