Como funciona a BeReal, rede que estimula a publicação de fotos sem filtros

Aplicativo de compartilhamento de fotos em tempo real e sem edição, a BeReal mostra o que a pessoa vê e sua reação àquele momento

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano
Como funciona a BeReal, rede que estimula a publicação de fotos sem filtros / BeReal / Divulgação
App BeReal (Imagem: Divulgação / BeReal)

App de compartilhamento de fotos, a BeReal tem a proposta de ser uma rede social em que o usuário compartilha apenas uma imagem por dia, em um horário avulso estipulado pela própria plataforma. Essa imagem em tempo real e sem filtros some assim que um novo aviso de publicação é disparado, e, além de mostrar o que a pessoa está observando pela câmera traseira, registra também sua própria imagem pela câmera frontal.

Lançada em 2020, a BeReal (disponível para iOS e Android) alcançou popularidade em 2022 ao ir na contramão da maioria dos apps do gênero e se apresentar como uma plataforma mais “vida real”, na qual o usuário faz um registro do momento que está vivendo, sem nenhum tipo de edição.

Na prática, o aplicativo funciona assim: todo dia, em um horário aleatório, o usuário recebe uma notificação de que já pode fazer a sua postagem. A partir desse momento, ele pode abrir a Be Real, clicar no botão de publicação e fazer a sua foto, tendo dois minutos cronometrados para realizar o click. Caso descarte sua primeira tentativa e faça outras, o número de vezes fica registrado na imagem, podendo ser visto por outras pessoas.

Por fim, após a postagem, ele consegue visualizar e reagir às fotos clicadas por seus amigos (adicionados mediante aprovação), bem como as fotos públicas, divulgadas na aba “Discovery” do app. No dia seguinte, em um novo horário, um novo aviso da plataforma é enviado e tudo começa novamente.

Como a BeReal é diferente do Instagram

Apesar de a BeReal e do Instagram serem aplicativos de compartilhamento de fotos, sua interface, navegação e propostas são muito diferentes.

Na BeReal, por exemplo, não existem perfis públicos com as fotos postadas: qualquer imagem publicada por uma conta apenas aparece no feed dos seus amigos (ou publicamente, caso a pessoa assim escolha) e a figura some no dia seguinte, após a nova notificação da plataforma. Além disso, a foto precisa ser clicada na câmera do próprio app, nos dois minutos estipulados, e não tem como ser editada ou ter algum filtro aplicado.

Outro ponto que diferencia a rede do Instagram é que nela não há seguidores, mas sim amigos. Isso quer dizer que ao adicionar ou confirmar o pedido de alguém, ambas as contas passam a se seguir – um número que não aparece para ninguém. Por fim, também vale ressaltar que apesar de contar com interações, tal qual o Instagram, a BeReal não tem curtidas, mas apenas os chamados RealMoji – uma selfie do próprio usuário imitando uma reação de emoji.

Como funciona a BeReal, rede que estimula a publicação de fotos sem filtros / Foto de Tim Samuel / Pexels
Menina tirando uma foto com o celular (Imagem: Pexels / Foto de Tim Samuel)

Quem pode usar a BeReal?

Qualquer pessoa, maior de 13 anos, que tenha um dispositivo iOS ou Android pode criar uma conta e se divertir na plataforma. A BeReal avisa, porém, que dependendo do país de residência, adolescentes entre 13 e 16 anos podem precisar ser autorizados por seus responsáveis legais.

O que acontece se não postar em dois minutos?

Se no momento em que a plataforma enviou a notificação você não quis ou não pôde postar, não tem problema. Quando quiser, basta abrir o aplicativo e clicar no botão para realizar a sua foto. Apenas depois disso, você terá os dois minutos cronometrados para fazer o registro, mas saiba que na imagem ficará aparecendo com quantas horas de atraso o click foi feito.

Como funciona a BeReal, rede que estimula a publicação de fotos sem filtros / BeReal / Divulgação
Interface da BeReal (Imagem: Divulgação / BeReal)

Como as interações são feitas na plataforma

O app BeReal usa os chamados RealMoji para que seus usuários interajam esse si. Esses ícones nada mais são do que uma representação de um determinado emoji (joinha, feliz, espantado, chorando de rir ou apaixonado) em formato de selfie. Ao criar esses emoticons, a pessoa fica com um pacote de figuras de si mesma, que pode usar para reagir às imagens que visualiza na rede social.

Como esconder meu rosto nas postagens

Oficialmente não há como postar uma imagem sem a foto da câmera frontal do celular. No entanto, como primeiro é clicada a foto do que o indivíduo está vendo e, só no segundo seguinte é feito o seu retrato, o usuário consegue tampar o rosto ou direcionar a câmera para outro lugar.

Vale registrar, porém, que é possível visualizar momentaneamente uma foto sua ou de outra pessoa sem a selfie. Para isso, basta clicar em qualquer ponto da foto e manter o dedo pressionado. Além disso, caso queira observar a selfie no lugar da foto da câmera traseira, dê um clique no seu rosto ou da pessoa em questão para que a posição das imagens se inverta.

O que são as “memórias” da BeReal?

Ainda que uma foto publicada na BeReal suma no dia seguinte, o usuário tem acesso a um registro das suas próprias fotos postadas, visíveis apenas para ele. As imagens ficam salvas em uma seção privada de perfil, em um quadro chamado “Suas Memórias” e aparecem em um calendário, marcadas no dia em que foram clicadas.

BeReal tem um feed?

Sim, após postar a sua foto do dia, o usuário tem acesso a um feed com as fotos publicadas por seus amigos e a um segundo feed chamado Discovery, em que há fotos postadas publicamente por outras contas da plataforma. O que não existe na BeReal, no entanto, é um perfil público da conta que contenha suas fotos antigas ou sua publicação atual. Ao clicar no ícone de um indivíduo, por exemplo, é possível apenas visualizar o seu link na plataforma e um botão para adicioná-lo.

Dá para trapacear nas postagens?

Quem usa o app até pode deixar para publicar depois da notificação ou repetir a foto algumas vezes para que “ela fique boa” (dentro do prazo de dois minutos), mas tanto o tempo demorado quanto o número de tentativas ficam registrados na imagem. Além disso, de fato não há como editar a foto antes de postá-la ou, até mesmo, subir uma imagem da galeria, fazendo com que as fotos clicadas sejam mesmo em tempo real e sem edição.

Com informações: BeReal

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre BeReal na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Canal Exclusivo

Relacionados