TikTok Notes é liberado para testes na Austrália e Canadá

Dona do TikTok informou que usuários poderão baixar o TikTok Notes, sua nova plataforma para rivalizar com o Instagram. Porém, app ainda está em período de testes

Felipe Freitas
Por
TikTok
TikTok Notes é tentativa da ByteDance de rivalizar com o Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O TikTok liberou nesta quarta-feira (17) o download do TikTok Notes na Austrália e Canadá. O aplicativo é a aposta da ByteDance, dona da rede social, para rivalizar com o Instagram. O TikTok Notes é uma rede social focada em publicação de fotos, como afirma a própria empresa.

Em uma publicação no X/Twitter, o TikTok informou que o download do Notes nos países citados é apenas uma fase de testes da plataforma. No entanto, isso permite que mais detalhes sobre a plataforma sejam revelados. Por exemplo, a própria postagem no X/Twitter tem uma arte mostrando algumas telas do TikTok Notes, como o feed, e ícone do app. Não há previsão de quando será o lançamento oficial da rede social — e os testes podem indicar que é melhor cancelar o projeto.

TikTok Notes tem feed de duas colunas

Imagem do TikTok Notes divulgada pelo TikTok mostra alguns detalhes da rede social (Imagem: Divulgação/TikTok
Imagem do TikTok Notes divulgada pelo TikTok mostra alguns detalhes da rede social (Imagem: Divulgação/TikTok

Na imagem divulgada pelo TikTokComms, perfil do X/Twitter do setor de comunicação da rede social, vemos que o feed do TikTok Notes possui um feed com duas colunas. Ao invés de ver uma imagem por vez na tela, você verá mais imagens — em miniaturas. Há espaço para mostrar duas linhas de legendas no feed.

Assim como o TikTok, você poderá escolher se quer ver conteúdo do feed Para Você (recomendações do algoritmo) ou das contas que você está seguindo. Esse uso de um feed Para Você não é muito diferente das recomendações de fotos que aparecem na sua timeline do Instagram.

O australiano Jonah Manzano publicou algumas informações sobre o TikTok Notes no Twitter. Ele disse que se você é verificado no TikTok, essa certificação é levada para o Notes. Inclusive, assim como acontece com o Threads e Instagram, você pode logar na nova rede social apenas com sua conta do TikTok — obrigado devs que pensam em integração.

Ícone do TikTok Notes é preto e verde, o que não passa a imagem de ser um produto derivado do TikTok (Imagem: Reprodução/Jonah Manzano)
Ícone do TikTok Notes é preto e verde, o que não passa a imagem de ser um produto derivado do TikTok (Imagem: Reprodução/Jonah Manzano)

Uma outra publicação de Manzano também confirma o ícone do TikTok Notes. Na semana passada, a ByteDance publicou por engano o site oficial da rede social — mas o removeu rapidamente. A página foi salva no Wayback Machine e foi possível ver um ícone de fundo preto e detalhes em verde.

Com informações: TechCrunch

Receba mais sobre TikTok na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados