Microsoft explica por que Copilot misterioso surgiu em PCs com Windows

Aplicativo do Microsoft Copilot tem aparecido na lista de programas instalados no Windows após atualização do navegador Edge

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Logotipo do chatbot Microsoft Copilot
Logotipo do Microsoft Copilot (imagem: reprodução/Microsoft)
Resumo
  • O aplicativo do Microsoft Copilot apareceu misteriosamente na lista de programas instalados em sistemas Windows após uma atualização do Microsoft Edge em 28 de março de 2024, afetando usuários do Windows 10, 11 e Server 2022.
  • Apesar de parecer uma estratégia de promoção, a Microsoft esclareceu que a instalação do Copilot é resultado de um bug. O software em questão não executa nenhum código ou processo, nem acessa ou transmite dados do usuário.
  • A empresa planeja remover esse componente nas futuras atualizações do Edge em dispositivos onde o Copilot não deve ser instalado.

Desde março, muitos usuários do Windows têm notado que o Microsoft Copilot aparece na lista de programas instalados no sistema operacional. Parece ser mais uma tentativa de fazer essa inteligência artificial (IA) ter mais adesões. Mas a companhia explica que, na verdade, trata-se de um bug.

Esse aplicativo começou a aparecer em computadores com os Windows 10, 11 e Server 2022 após uma atualização do Microsoft Edge liberada em 28 de março de 2024.

Como o Copilot tem aparecido no Windows, no Microsoft 365, no Edge e até na plataforma Azure, a impressão que se tem é a de que a tal instalação é mais um esforço para a promoção desse IA. Soa estranho, afinal, o Copilot já pode ser acessado via Barra de Tarefas ou Menu Iniciar, como um recurso nativo.

Essa situação levanta questionamentos sobre se o tal aplicativo do Microsoft Copilot é legítimo (e não um software falso) ou se ele vem sendo usado para coletar dados do PC, por exemplo. Para usuários que optaram por desativar o Copilot, encontrar essa instalação é algo ainda mais perturbador.

Microsoft diz que é bug

Sim, o aplicativo é legítimo, ou seja, realmente vem da Microsoft. Mas, em um comunicado recente, a companhia informa que essa aparição é resultado de um erro que faz o navegador Edge versão 123.0.2420.65 instalar indevidamente um pacote MSIX chamado “Microsoft chat provider for Copilot in Windows”.

A Microsoft também afirma que esse software não executa nenhum código ou processo indevido, muito menos analisa ou transmite dados existentes no computador do usuário.

Aplicativo do Microsoft Copilot na lista de programas do Windows (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Aplicativo do Microsoft Copilot na lista de programas do Windows (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

De olho no futuro

Por que ele foi criado, então? Ainda de acordo com a Microsoft, o tal pacote tem a função de “preparar alguns dispositivos Windows para ativação futura do Windows Copilot”. A companhia afirma ainda que “esse componente não instala nem habilita totalmente o Microsoft Copilot”.

Finalmente, a Microsoft explica que o tal componente será removido em atualizações futuras do Edge nos computadores onde o Copilot não deve ser instalado. Isso vale principalmente para máquinas baseadas no Windows Server 2022.

Essa medida só não muda o fato de que a Microsoft quer tornar o Copilot onipresente em seu ecossistema. Prova disso vem dos esforços da companhia para definir os requisitos para um computador ser um “AI PC”, isto é, uma máquina capaz de realizar tarefas de inteligência artificial localmente, dependendo pouco ou nada da internet.

Receba mais sobre Microsoft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados