TikTok Notes, rival do Instagram, está próximo do lançamento

Aplicativo de fotos já apareceu em código do TikTok em outro momento. Agora a rede social publicou o site oficial da plataforma, mas o removeu rapidamente

Felipe Freitas
Por
TikTok
TikTok Notes será o app de foto da ByteDance para rivalizar com a Meta (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A ByteDance, dona do TikTok, está próxima de lançar o TikTok Notes, rede social para fotos. Nesta terça-feira (9), o aplicativo teve seu site oficial divulgado, mas a página foi rapidamente excluída pela ByteDance. Usuários do TikTok também receberam um comunicado sobre o lançamento da nova plataforma, que visa rivalizar com o Instagram.

O site do TikTok Notes foi salvo no Wayback Machine, permitindo que as pessoas vejam o que existe na primeira versão página. A principal revelação do site é o suposto ícone da rede social, que difere do que foi encontrado em março, quando uma busca nos códigos do TikTok mostrou um logo que usava as cores antigas do app de vídeo — e o nome TikTok Photos.

Possível novo ícone do TikTok Notes, ex-TikTok Photos, no site oficial do app (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Possível novo ícone do TikTok Notes, ex-TikTok Photos, no site oficial do app (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

TikTok Notes integrado com TikTok tradicional

Em uma notificação enviada para alguns usuários do TikTok (cuja imagem foi publicada no Reddit), o texto informa que os usuários poderão compartilhar automaticamente no TikTok Notes as publicações que contém apenas fotos. A rede social chinesa conta com a opção de publicar um carrossel de imagens desde outubro de 2022.

O texto confirma que a integração entre fotos publicadas no TikTok e no TikTok Notes será padrão. O usuário, ao receber essa notificação, poderá optar por desligar o compartilhamento automático de fotos entre as duas plataformas. Essa funcionalidade lembra o Instagram e sua opção de publicar as imagens também no Facebook.

Página do TikTok Notes mostra possível layout das publicações (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Página do TikTok Notes mostra possível layout das publicações (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Em resposta ao TechCrunch, o primeiro veículo a encontrar a página do TikTok Notes, a ByteDance disse que está explorando meios de empoderar a comunidade a criar e compartilhar fotos e textos em um lugar dedicado. O “Notes” do nome (Notas, em inglês) já sugere que o texto será parte importante das imagens — assim como as legendas em algumas publicações do Instagram.

Com informações: The Verge e TechCrunch

Receba mais sobre TikTok na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados