WhatsApp testa notificação para novos status

App de mensagens também quer recomendar que você envie mensagens para contatos que você conversa pouco ou nunca falou. Meta quer que WhatsApp vire uma rede social

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 2 semanas
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp testa uma nova notificação, como se você já não recebesse muitas nos dispositivos (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A mais recente versão do WhatsApp Beta para Android está notificando o usuário quando um status é publicado. Essa novidade pode estar ligada com outro teste do app para informar quando o usuário é marcado em uma publicação do tipo. Além disso, o WhatsApp está testando uma seção para sugerir novas conversas com contatos “esquecidos”.

O recurso de notificação de novos status chegou na versão 2.24.8.13 do WhatsApp beta para Android. No entanto, ela não está ativa para os usuários. O site WABetaInfo, especializado em novidades do app, conseguiu encontrar a notificação revirando as entranhas do código.

Recurso traz dúvida sobre o seu funcionamento

Uma questão sem resposta sobre esse recurso em teste é sobre a sua ativação. Não há informação no WhatsApp sobre quando a notificação será enviada. A Meta, dona do app, utiliza nas suas redes sociais (Threads, Instagram e Facebook) algumas notificações de “resumo”, avisando o usuário sobre algumas publicações recentes e outras que tiveram um bom alcance.

Na parte superior, notificação informa que há um status não visto pelo usuário (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
Na parte superior, notificação informa que há um status não visto pelo usuário (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Na notificação mostrada pela WABetaInfo, o texto, em tradução direta, diz “Você tem uma atualização de status não vista”. Isso não explica se é de uma publicação feita imediatamente ou segue a estratégia de resumo das outras redes sociais da Meta.

Outra opção é que a notificação seja enviada quando o usuário foi marcado no status de algum contato. Um aviso do tipo já foi visto no beta do WhatsApp. É esperado que esse recurso utilize a futura função de nome de usuário para as contas no app — que até agora estamos aguardando.

Independente do meio de ativação dessa notificação, ela é mais um sinal de que a Meta quer deixar o WhatsApp mais rede social e menos app de mensagens/app de comunicação. Afinal, avisar sobre novidades dos seus amigos e marcar ou ser marcado em publicações são elementos do Facebook e Instagram, irmãos do WhatsApp.

No menu "Start chatting", WhatsApp sugere contatos para conversas (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
No menu “Start chatting”, WhatsApp sugere contatos para conversas (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Outro elemento comum nas redes sociais da meta são as sugestões de seguir e de amizade. E isso o WhatsApp Beta também está testando. Na versão 2.24.9.5 do app para testes há uma parte da tela de conversa na qual o WhatsApp recomenda iniciar uma conversa com alguém da sua agenda. Assim, a Meta espera que os usuários arranjem mais conversas e, consequentemente, tempo de uso no app.

O recurso pode ter um lado positivo e outro negativo. No primeiro caso, pode nos fazer retomar contato com amigos que falamos pouco. No outro, pode acabar sugerindo contato de alguém que você não quer mais ver.

Com informações: Android Police (1 e 2) e Android Headlines

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados