WhatsApp deve ficar mais parecido com rede social, com menções nos Status

Versão beta do app para Android mostra notificação de menções nos Status, o Story do app de mensagem. Recurso pode depender da chegada do nome de usuário

Felipe Freitas
Por
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Meta quer deixar o WhatsApp mais parecido com rede social com futura atualização para os status (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Meta está preparando uma possível atualização no WhatsApp para que os usuários mencionem outros contatos no Status. Desse modo, o aplicativo de mensagens adotaria mais um elemento das redes sociais. O recurso foi encontrado em uma versão beta do WhatsApp no Android — mas pode demorar para ser lançado ou cancelado pela Meta.

Ao permitir que as contas se mencionem, a Meta acaba por entregar mais interatividade entre uma pessoa e seus contatos fora das conversas e grupos — algo elementar das redes sociais. Explicando: uma plataforma do tipo permite que você compartilhe conteúdos (incluindo sua vida) e interaja com publicações de terceiros.

Notificação de que usuário foi mencionado em status já aparece em versão beta do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
Notificação de que usuário foi mencionado em status já aparece em versão beta do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Já o WhatsApp, um app de mensagem, tem como foco a conversa com uma ou mais pessoas no caso dos grupos. Hoje você já pode pegar um Story do Instagram e publicar no app de mensagem. Porém, caso haja menções na imagem, você verá apenas a arroba das pessoas, sem ser capaz de clicar para ver (stalkear) o perfil.

Resta saber se você poderá clicar em nos contatos marcados em um status do WhatsApp. Isso é um ponto que vai contra a política da Meta de preservar a privacidade e conversas no app de mensagem. Se um amigo te marcar em um status, como o seu número telefone ficaria protegido nisso, evitando que desconhecidos busquem falar com você?

Nome de usuários no WhatsApp pode ser a saída

A resposta para a pergunta do parágrafo anterior pode estar na criação de nomes de usuários no WhatsApp. Esse recurso está em desenvolvimento há algum tempo. Assim como acontece no Telegram, o nome de usuário servirá para que terceiros entre em contato com você sem precisar do seu telefone — pelo menos no rival você pode impedir a exibição do seu número.

Além desse futuro ar de rede social, o WhatsApp também está adotando recursos populares em programas profissionais. Recentemente o app liberou novos tipos de formatações de texto, incluindo a de códigos embutidos. O WhatsApp também conta com ferramentas de agendamento de chamada em grupos (ainda em beta) e canal de conversa por voz. A Meta aparenta querer transformar o app em um rival do Slack e Discord.

Com informações: WABetaInfo

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados