Google repete Apple e libera função offline do Encontre Meu Dispositivo
Atualização permitirá que dispositivos Android com Bluetooth sejam usados para detectar aparelhos — e até tags desconhecidas
Atualização permitirá que dispositivos Android com Bluetooth sejam usados para detectar aparelhos — e até tags desconhecidas
O Google começou a liberar nesta segunda-feira (8) a nova rede que permitirá rastrear aparelhos offline. Para isso, o Bluetooth de smartphones com sistema Android serão conectados à plataforma Encontro Meu Dispositivo. A novidade, que está chegando primeiro para os Estados Unidos e Canadá, a conexão em diferentes aparelhos para ajudar a encontrar equipamentos perdidos. A novidade foi anunciada durante o evento Google I/O 2023 e deve ganhar mais recursos no Android 15.
A nova ferramenta do Encontre Meu Dispositivo se beneficia da enorme quantidade de dispositivos Android espalhados por aí. O funcionamento é idêntico ao sistema de localização da Apple. O aplicativo é capaz de usar a conexão de fones de ouvido, tablets, outros Android e até tags (o Google anunciou suporte para as tags da Chipolo) para revelar onde está o produto procurado.
Para manter a segurança e privacidade dos usuários, o Google diz que as informações de localização são criptografadas e só o usuário saberá onde está o dispositivo perdido. O Encontre Meu Dispositivo também é capaz de revelar se há uma tag desconhecida próxima de você — desde que seja Android.
Ainda não há previsão de quando o recurso será lançado no Brasil. A rede de Bluetooth será um ponto forte do Encontre Meu Dispositivo no país. Em resposta ao Tecnoblog, o Google reforçou que a implementação global da rede Bluetooth será concluída ao longo dos próximos meses
Segundo dados da Statista e Statcounter, 81% dos smartphones do Brasil utilizam o sistema operacional Android. Quanto mais aparelhos com esse SO, mais eficiente é a busca por um dispositivo perdida.
Recentemente, um achado na versão de prévia de desenvolvedor do Android 15 revelou que a próxima versão do SO terá uma função para ligar automaticamente o Bluetooth. Afinal, não adianta uma enorme quantidade de dispositivos Android se o Bluetooth estará desligado.
Outro plano do Google, mas com uma implementação mais complicada, é que o Bluetooth siga disponível com o smartphone desligado. Para isso, as fabricantes necessitam instalar hardwares que suportem essa opção de deixar o Bluetooth ligado mesmo com o celular apagado. Usuários dos smartphones da linha Pixel 8 já contam com essa novidade.
Com informações: Android Authority